Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 03 de Outubro de 2016 às 06:51
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

O plano integrado operacional e de inteligência, que reuniu a Justiça Eleitoral e forças de segurança estaduais e federais, assegurou que a votação ocorresse sem incidentes em todos os 141 municípios de Mato Grosso neste domingo (02.10).

Para o secretário adjunto de inteligência da SESP, Gustavo Garcia, o fator decisivo para o trabalho foi o planejamento das ações e identificação prévia dos locais que requeriam mais atenção. “Agimos com proatividade e nos antecipamos às possíveis crises”, disse o secretário adjunto.

Em Juína (737 km de Cuiabá), por exemplo, havia o risco de conflito entre grupos da cidade e indígenas da etnia Enawenê-Nawê. Havia até mesmo uma mobilização para impedir que os eleitores da etnia tivessem acesso aos locais de votação.

O Exército escoltou o grupo desde as aldeias. A Polícia Militar fez a segurança nas seções eleitorais e as polícias Civil e Federal permaneceram de prontidão para formalizar algum procedimento, se necessário.

“Tudo correu como o projetado”, avaliou o desembargador Luiz Ferreira da Silva, corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Segundo Garcia, um número significativo de pessoas, entre candidatos e não candidatos, foi conduzido às unidades policias ao longo do período de votação. O balanço final será divulgado pela Sesp nesta segunda-feira (03.10)





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/24449/visualizar/