Recém-formados, policiais militares participam de operação integrada pela primeira vez
Trezentos e vinte e quatro policiais militares recém-formados foram empregados na mais nova etapa da operação “Bairro Seguro”, deflagrada (04-10) pela manhã na Praça Alencastro, região central de Cuiabá.
A ação, prevista para durar até o dia 21, une os esforços das unidades padrão e especializadas da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e do Detran.
A soldado PM Janaina Zequim estava entre os estreantes do dia. Influenciada pela família, que tem outros profissionais da segurança pública, ela se disse feliz pela oportunidade de colocar em prática o que aprendeu durante a formação.
“Sempre tive admiração pela área. Estar aqui é uma conquista. Estou um pouco nervosa, mas acredito que, pela nossa formação, com tudo que aprendemos, estamos preparados para o que der e vier”, declarou.
Do lado direito do peito, pregada à farda, estava a tarja do soldado PM Manuel Barcellos. Ele se disse “confiante” diante da primeira missão recebida.
“Acredito que fomos capacitados para estar aqui. Todo o conhecimento que recebemos também nos dá segurança para desempenhar o trabalho da melhor maneira possível”, disse o soldado.
CRIMES PATRIMONIAIS
Nesta fase, as tropas irão atuar principalmente na repressão a crimes de roubo em vinte e um bairros da Capital.
O reforço no efetivo é um diferencial, de acordo com o comandante do Comando Regional 1, coronel PM Jorge Luiz. O emprego da tropa foi definido com base em estatísticas, que apontaram a necessidade de intensificar ações em determinadas áreas.
“Esses 21 bairros representam quase 45% dos registros de roubos na capital. Se a gente fizer uma ação forte, teremos uma redução significativa dessas ocorrências na capital”, disse o coronel.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas destacou a importância do novo efetivo para o quadro da segurança pública e deu boas-vindas aos novos policiais.
“O trabalho que vamos realizar é muito importante para sociedade e os senhores vão ajudar a construir essa história”, disse Jarbas.