OUTUBRO ROSA
Servidoras participam de palestra de prevenção ao câncer de mama
Em trabalho de prevenção ao câncer, 60 servidoras participaram de palestra, no auditório do prédio da Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil, na tarde desta quinta-feira (13.10). A ação está inserida na campanha “Outubro Rosa”, de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
O encontro com o tema “Saúde da Mulher, Cuidados na Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama” foi ministrado pela médica Juliana Lobato, especialista em Medicina da Família e da Comunidade, habilitada em Medicina Funcional e Prática Ortomolecular, Máster em Programação Neurolinguística (PNL).
Com objetivo de quebrar mitos e paradigmas sobre o câncer de mama, a palestrante falou da medicina integrativa e da nova abordagem orientada para um sentido mais amplo de cura, que visa tratar a pessoa em seu todo: corpo, mente e espírito. Ela também discorreu sobre os fatos e motivos de risco referente ao câncer.
“A ideia é tratar o paciente de dentro para fora. A prevenção do câncer vai muito além do autoexame mensal e da mamografia. É preciso haver equilíbrio em vários fatores como: atividade física, hormônio, nutrição, sexualidade, trabalho, espiritual, família e lazer. Cada indivíduo precisa se descobrir e fazer aquilo que é bom”, destacou a palestrante.
Em seguida a segunda convidada, missionária da Igreja Batista do bairro Cristo Rei, Eliane Santana, falou sobre o conjunto mente e coração e da necessidade de parar para se reorganizar, visando sempre à busca da felicidade. “Tristeza e infelicidade geram câncer”, destacou a missionária.
Ao final das apresentações, foram sorteados brindes, em que as participantes foram presenteadas com exames de mamografia, limpeza bucal, e clareamento dental.