Ação policial prende grileiros suspeitos de duplo homicídio em Cláudia
Quatro homens foram presos pelo duplo homicídio e tentativa de homicídio ocorridos na madrugada de quinta-feira (13.10), em uma propriedade rural, cerca de 45 quilômetros do centro da cidade de Claúdia (620 km ao Norte). A motivação do crime é a disputa por uma área que fica a 50 km do local das mortes.
Os suspeitos, Edwin Maycon de Souza, 24, Romeu Rodrigues, 53, Djalma Scarabelli, 51, e Weslen Kaique Araujo dos Santos, 19 anos, foram presos em flagrante pelo Grupo Armado de Resposta Rápida da Polícia Civil e pela Polícia Militar, ambas equipes de Sinop (500 km ao Norte). Eles vão responder por duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio.
Os presos são acusados de matar a tiros o sargento aposentado da Polícia Militar, Geraldo Aparecido Zampirollo, e Jesse da Silva. O adolescente J.J.S.N, 14 anos, filho de Jesse, também foi atingindo por disparos. Ele sobreviveu ao ataque criminoso e está internado em um hospital de Sinop. A vítima Jesse era um grileiro profissional na região, com registro de invasões em diversas áreas do Norte de Mato Grosso.
A vítimas foram mortas e encontradas queimadas dentro de uma casa, na área da “Fazenda Andrade”, localizada ao lado do Assentamento Zumbi dos Palmares.
De acordo com as investigações, os criminosos chegaram armados e se identificaram como policiais, pedindo para as vítimas descerem, uma vez que a casa era estilo sobrado e as vítimas dormiam no quarto na parte superior. "O sargento desceu e foi baleado. Pai e filho ficaram no quarto e como não desceram eles colocaram fogo na parte de baixo. Eles foram lá para matar, tanto que deram o menor como morto", explicou o delegado Joacir Reis.
O delegado individualizou a conduta dos presos informando que Romeu e Maycon, junto com outras pessoas ainda não identificadas, foram até a propriedade e executaram as vítimas, motivadas por briga de terra. Todos eles são grileiros profissionais em disputa por áreas invadidas", disse.
De acordo com Joacir, o terceiro suspeito, Djalma levou os comparsas até a propriedade e aguardou a execução do crime. O quarto preso, Weslen guardou as arma depois dos fatos, sendo apreendido com ele uma espingarda calibre 16, munições de diversos calibre e cartuchos.
Na ação policial, também foi apreendida uma caminhonete, um Fiat Uno e fardamento usado no crime. As prisões e apreensões foram feitas na área do município, que vem sendo alvo de disputas entre grileiros da região. "Essas apreensões foram no local da prisão", finalizou.
Os presos serão interrogados e encaminhados ao presídio de Sinop.