Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Segunda - 28 de Março de 2016 às 07:56
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


O Serviço de Assistência Especializada (SAE), da Secretaria de Saúde de Cuiabá realizou esta semana, um evento em comemoração a Páscoa com a distribuição de doces, cachorro quente e chocolate.  Na unidade, mais de 2 mil pacientes entre crianças e adultos, recebem acompanhamento e tratamento e estão conseguindo superar com qualidade de vida, um momento difícil de suas vidas.

O secretario de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Júnior, esteve na unidade, junto com o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda. Acompanharam a visita o secretário adjunto de Assistência, Daoud Mohd Khamis Jaber Abdallah, a diretora de Atenção Secundária, Karina Medeiros e servidores.   

O Serviço de Assistência Especializada (SAE Cuiabá-MT) junto com o Centro Estadual de Referencia em Média e Alta Complexidade (Cermac) e o Hospital Universitário Julio Muller são as unidades de referencia no tratamento e acompanhamento dos pacientes soropositivos em Cuiabá. O SAE além do acolhimento, tratamento e acompanhamento desses pacientes também trabalha nas ações de prevenção e tratamento aos pacientes de Hepatites Virais e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A unidade, localizada no bairro Grande Terceiro, possui uma equipe multiprofissional formada por médicos: infectologistas, ginecologista/obstetras, cardiologista, hepatologista. Dentistas, nutricionista, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos de saúde bucal.

A coordenadora do SAE, Suellen Cristina Rosa dos Santos Barbosa, conta que os clientes ao serem encaminhados para a unidade, realizam diversos exames e logo iniciam o tratamento. Ela lembra que ainda existe o preconceito e casos de pacientes que abandonam o acompanhamento.

“No SAE o trabalho de todos os profissionais está focado no atendimento humanizado, ágil, na resolutividade e qualidade de vida dos usuários”.

Hoje estão cadastrados na unidade, 2.951 pacientes. Desse total, 1.202 buscaram medicamentos (retrovirais) no último mês de fevereiro. O SAE atende ainda 12 crianças, de 08 meses a14 anos de idade, soropositivas e outras 80 cujos pais são soropositivos.

Essas crianças, segundo a coordenadora, são consideradas casos sob investigação e passam por exames periódicos até completarem 24 meses. “Após esse período, não positivando, recebem alta ambulatorial.  Mas, continuarão sendo acompanhadas até a adolescência. É importante lembrar que  não há registro de crianças contaminadas por transmissão vertical com o HIV na unidade SAE-Cuiabá até os dias atuais, as que estão nos registros foram de transferências de outros locais”, explicou.

O SAE acompanha também 28 gestantes soropositivas (cadastradas desde janeiro de 2015).

Hepatite

Além do HIV/Aids, a unidade atende aos pacientes com hepatites virais. Considerada um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, as hepatites virais B e C, se não tratadas, evoluem para fibrose, cirrose e câncer hepático. Na maioria dos casos, essa evolução é silenciosa, sendo a prevalência na região centro oeste em torno de 1.3%, no Brasil 1.4 a 1.7 milhões e a mundial 185 milhões, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora do SAE, a população dos coinfectados evoluem de forma mais rápida para fibrose/cirrose e os usuários de drogas apresentam maior soroprevalência para Hepatite C .

“No SAE, no setor das hepatites virais, há um total de 230 clientes notificados sendo co-infectados e monoinfectados, em acompanhamento. Desses, 25 tem hepatite C e estão sendo tratados dentro do novo protocolo do Ministério da Saúde 2015 (com uso do Sofosbuvir, Daclatasvir e Simeprevir). Os demais encontram-se em uso dos medicamentos do protocolo anterior para Hepatite C, tratamento para Hepatite B e acompanhamento pós tratamento”, explicou Suellen Cristina.

Testes

Na rede pública de Saúde de Cuiabá são oferecidos os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, gratuitamente. O teste é simples – semelhante ao de glicose. É coletada uma gota de sangue da polpa do dedo do cliente. O resultado é revelado em até 15 minutos.

Esses testes podem ser feitos nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), onde são feitos o diagnóstico e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis  (DST), localizados nas Policlínicas do Coxipó, Planalto, Verdão, Pascoal Ramos e também no SAE-CTA-Cuiabá-MT.

 
 

Tratamento
Em Cuiabá, ao ser diagnosticado como portador do vírus do HIV, Hepatites Virais e doenças sexualmente transmissível em qualquer das unidades que compõe a rede SUS, o paciente é encaminhado para o SAE, onde  são solicitados os exames de rotina que levam em torno de 10 dias para ficarem prontos.

 “Nesse caso, o teste rápido, confirmatório para HIV/Aids  não é refeito. São solicitados outros exames como o de carga viral, CD4/CD8,  e os demais”, explicou. Todo o tratamento, inclusive com a disponibilização dos remédios necessários, e nos casos de criança, o leite que é fornecido conforme a faixa etária, orientado pelo pediatra e a nutricionista da unidade, são disponibilizados pelo SUS. É com esse tratamento e acompanhamento adequados que garantimos a qualidade de vida dos nossos pacientes”, destacou Suellen Cristina. 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2482/visualizar/