Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 27 de Outubro de 2016 às 16:27
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Alunos das cinco escolas participantes do programa Voto Consciente 2016 estiveram presentes no treinamento de mesários que ocorreu na quarta-feira (26/10), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A capacitação, que foi coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral, foi direcionada aos estudantes que irão atuar como auxiliares nas eleições escolares (não oficiais) que acontecem em novembro deste ano.

No início da capacitação, os estudantes assistiram a um vídeo sobre a importância da função de mesário no processo eleitoral. Ainda no treinamento, os jovens alunos aprenderam a manusear a urna eletrônica, fazer a identificação do eleitor e apurar os votos. Eles também simularam um pleito eleitoral.

A estudante Julia Luiza Moraes, da escola Leônidas Antero de Matos, disse que irá levar adiante o aprendizado adquirido no treinamento. "Tudo que a gente aprendeu vai ser útil, não só para as eleições que acontecerão nas nossas escolas, mas para as futuras eleições oficias, na qual poderemos ser mesários de verdade".

Já para o jovem Andrian Giovanny Pereira Moraes, da escola Antônio Epaminondas, participar do treinamento foi muito interessante, pois "demonstrou todo o trabalho realizado pelos mesários nas eleições, desde lidar com as urnas eletrônicas até o encerramento da eleição".

Participaram os alunos das escolas Antônio Epaminondas, Leônidas Antero de Matos, André Luiz da Silva Reis, situadas em Cuiabá; e escolas Deputado Salim Nadaf e Dunga Rodrigues, de Várzea Grande.

Eleições escolares

As escolas que aderiram ao projeto Voto Consciente 2016 formaram, cada uma, cinco partidos que representam políticas públicas. Estes partidos concorrerão às eleições escolares que acontecerão entre os dias 7 e 11 de novembro deste ano.

Cada grupo, composto por estudantes e docentes, idealizou propostas que viabilizam melhorias no ambiente escolar. O grupo eleito deverá implementar as mudanças em sua escola, no próximo ano letivo.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/25040/visualizar/