Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 28 de Outubro de 2016 às 08:27
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Junior Silgueiro/Gcom - MT
Policiais concluem etapa de sobrevivência no Curso de Policiamento de Fronteira (CPFron), em Cáceres
Policiais concluem etapa de sobrevivência no Curso de Policiamento de Fronteira (CPFron), em Cáceres

Na conclusão da primeira semana do Curso de Policiamento de Fronteira (CPFron), os 39 policiais participantes tiveram contato direto com os obstáculos naturais da região. Uma nova fase, com aulas técnicas e específicas, começou na quinta-feira (27.10) e termina no dia 25 de novembro, data da formatura dos policiais

O sentimento do grupo, ao final da jornada, era de orgulho pela etapa cumprida. “Nossa união fez toda a diferença. O CPFron cria homens. Chegamos aqui meninos e saímos daqui aptos para operar na região de fronteira”, disse o soldado PM Wanderson Orlando da Costa.

Até o momento, várias técnicas do policiamento de fronteira foram repassadas aos alunos, tais como construção de abrigo improvisado, natação utilitária e estímulo do desenvolvimento sensorial de tato, olfato e audição, entre outras atividades.

O comandante do grupamento, tenente coronel PM Jonildo José de Assis, afirmou que os alunos passaram por um teste pesado, medido e planejado pelos policiais que atuam na fronteira.

“Essa foi uma etapa árdua, mas não é a mais difícil. Outras etapas vão testar a rusticidade física e mental dos alunos, mas também o preparo intelectual diferenciado. O retorno da sobrevivência é o instante em que cada aluno está perto da conquista de um símbolo”, avaliou.

A próxima etapa vai durar cinco semanas e terá aulas com os temas de noções de direitos humanos, identificação de artefatos explosivos, táticas de confronto armado, tiro, rastreamento e contra rastreamento humano e patrulha rural, entre outras.

O coordenador do curso, major PM Luiz Marcelo da Silva, disse que a especialização vai capacitar o aluno a atuar em meio às peculiaridades da fronteira. “O curso vai proporcionar todo conhecimento específico sobre os cenários em que o grupamento atua: Pantanal, Cerrado e Floresta”, disse.

Gefron

Criado há 14 anos, o Gefron desempenha atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos. Os policiais realizam patrulhamentos pelas rodovias, estradas vicinais, operações, barreiras fixas e volantes.

São três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base do grupamento em Porto Esperidião.

Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.

Investimentos

Desde 2015, o Gefron recebeu 30 pistolas calibre ponto 40, modelo 840 P. Foram adquiridas também seis mil munições calibre ponto 40 e 556.

O grupamento ainda passou por renovação total da frota de viaturas, com novas caminhonetes L200, com padrão internacional de identidade visual.

O fardamento foi outro investimento realizado na unidade. A nova farda é leve, resistente ao fogo, com grande durabilidade e camuflagem com as características da vegetação da fronteira Brasil-Bolívia.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/25063/visualizar/