Várzea Grande receberá Justiça Terapêutica
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso assinou um termo de cooperação técnica com a prefeitura de Várzea Grande e a Instituição Educacional Mato-grossense (Univag) para a implantação do Projeto Justiça em Estações Terapêuticas e Preventivas, junto ao Juizado Especial Criminal de Várzea Grande, para prestação de assistência aos dependentes químicos e seus familiares.
Unindo esforços o Judiciário, o município e a iniciativa privada querem levar um atendimento eficaz aos dependentes químicos, pois a dependência mais do que uma questão judicial é também um problema social e de saúde pública, que precisa ser enfrentada com medidas eficazes.
A proposta é dar atendimento a todos os dependentes químicos, levando tratamento, acompanhamento, exames, orientação e esclarecimentos para a superação do vício, além da recuperação dos laços familiares.
Os trabalhos serão coordenados por psicólogos e assistentes sociais do Judiciário. O atendimento será feito junto às unidades de estágio e profissionalização dos cursos de direito, pedagogia, farmácia, medicina, biomedicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e administração do Univag.
Envolvendo justiça, saúde, psicologia e assistência, os parceiros querem dar um tratamento adequado os usuários de drogas e também para viciados em álcool, trocando a pena por um tratamento. A proposta é oferecer ajuda mais sistematizada para tentar resolver o problema e não simplesmente proferir uma sentença condenatória.
O termo de cooperação tem validade de 12 meses e pode ser prorrogado por acordo das partes. Acesse AQUI a íntegra do Termo de Cooperação Técnica nº 2/2016.