Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 17 de Novembro de 2016 às 08:11
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

A equipe de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT) contabilizou mais de 160 agendamentos para o Exame Supletivo Online Itinerante, durante a Caravana da Transformação, que ocorreu em Canarana (a 610 km de Cuiabá), nos dias 11 e 12 de novembro. O próximo passo será a realização das provas no município, no primeiro semestre de 2017.

De acordo com a técnica da coordenação de EJA da Seduc-MT, Raquel Dias dos Santos, a avaliação é voluntária, gratuita, e ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos, tanto no processo escolar quanto no extraescolar.

“Foi uma participação importante, não só para os moradores de Canarana, mas também para as pessoas que vivem em municípios próximos. Esses jovens e adultos puderam se inscrever no exame itinerante e usufruir de todos os serviços disponibilizados pela Secretaria no local”, frisou.

Raquel explica que além da Certificação da Educação Básica, os jovens podem solicitar a realização da prova para o aproveitamento de estudos em apenas uma área do conhecimento na qual tenham dependência.

Itinerante

O Exame Itinerante, nos moldes realizado no município, acontece com um agendamento prévio e deslocamento da equipe da Seduc para as localidades que não possuem Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Já nos 22 municípios onde existem Cejas, é realizado o Exame Supletivo Online durante todo ano, com agendamento pelo site da Seduc e a prova presencial na unidade escolar.

Desde 2011, cerca de 10 mil pessoas foram certificadas no Ensino Fundamental e Médio pela Seduc.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/25542/visualizar/