Tripulantes do Ciopaer recebem capacitação em abordagens policiais
Trinta profissionais do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concluíram nesta semana um treinamento sobre técnicas de abordagem policial. Elaborada e ministrada por policiais do Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), a capacitação começou no dia 7 de novembro com instruções teóricas e práticas.
“Quando atuamos em áreas rurais, muitas vezes temos que desembarcar para fazer a abordagem em veículos, pessoas e casas. Até porque, nessas áreas, a viatura demora a chegar”, disse o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM, Henrique da Silva Santos.
Na tarde de quinta-feira (17.11), por exemplo, os tripulantes aprimoraram os conhecimentos sobre as técnicas de abordagem veicular e pessoal.
Após ouvirem as explicações do 2º tenente PM Marcos Ferreira de Oliveira sobre o assunto, o grupo foi ao pátio do batalhão da Rotam, onde foi feita uma simulação de abordagem a um veículo ocupado por duas pessoas.
Segundo o instrutor da disciplina, nestes momentos a preocupação do profissional deve ser a segurança da equipe e das pessoas que estão a sua volta. “O infrator não tem essa preocupação”, disse.
O cabo PM Honey Alves de Oliveira é um dos alunos da capacitação. Atuando há 14 anos em operações aéreas, o militar disse que o treinamento é importante para relembrar procedimentos e aprender novas técnicas.
“Existem momentos em que é preciso pousar, fazer a abordagem e, se preciso, a detenção até a chegada da viatura. Então, esse treinamento veio para nos capacitar quando atuamos no solo”, disse.