SUPERMERCADOS
Procons realizam pesquisa sobre comportamento do consumidor 46% dos entrevistados declararam não ler informações sobre composição dos produtos que adquirem
Procons de todo o país realizaram, durante a segunda-feira (28.11), uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados. Foram entrevistados 950 consumidores em vários estados e municípios brasileiros e os resultados foram surpreendentes.
A pesquisa mostrou que cerca de 14% dos consumidores não considera importante conferir prazos de validade dos produtos. Além disso, apenas 39,4%, ou seja, menos da metade dos entrevistados, relataram conferir sempre tais informações.
Em relação a produtos sensíveis, como embutidos e frios, 11,4% dos entrevistados relataram nunca verificar os prazos de validade. Já quanto a carnes, esse percentual aumenta para 20,8% dos consumidores que participaram da pesquisa.
No que diz respeito a produtos como arroz, feijão e macarrão, apenas 24,5% disseram conferir a validade, sendo que 43,4% dos consumidores demonstraram não ter essa preocupação, pois nunca verificam essa informação nas embalagens no momento da compra.
O resultado mostrou também que cerca de 69% dos entrevistados nunca verificam o prazo de validade de produtos de limpeza e higiene pessoal.
Segundo a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, um dos dados mais impactantes da pesquisa refere-se à quantidade de consumidores que não lê a composição dos produtos que adquire, que representa mais de 46% dos entrevistados. Já os que se preocupam com essa informação somam apenas 10,4% dos participantes.
Outro dado preocupante é o percentual de consumidores que disseram já ter encontrado produtos vencidos nas gôndolas dos mercados que frequentam, que somam aproximadamente 60% dos participantes da pesquisa, avalia Gisela.
Ainda segundo os dados apurados, quando isso acontece apenas 2,6% dizem ter denunciado aos órgãos competentes. Veja aqui os resultados da pesquisa.
Serviço
O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.
Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.