Setas apresenta programa Ciclos para Conselho Estadual do Trabalho
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) apresentou o programa Ciclos – Parceria para Economia Verde, para os membros do Conselho Estadual do Trabalho (CETb), durante reunião ordinária da entidade, na sexta-feira (02.12).
O secretário-adjunto de Trabalho e Emprego (SAT), Samir Prado, e o superintendente de Qualificação, Eder Azevedo, realizaram a explanação. “Esse programa conta com o apoio de cinco agências internacionais e vem para trazer uma mudança de matriz econômica”, pontuaram.
O Programa Ciclos surgiu a partir da Parceria para Ação Pela Economia Verde, uma iniciativa global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar).
Trata-se de uma frente de ações que contribuem para transformar a matriz econômica, promovendo a sustentabilidade ambiental, geração de trabalho decente e promoção do bem-estar. Tudo isso é feito com base na criação de condições para favorecer o investimento em ativos econômicos verdes.
A presidente do CETb, Elizete Araújo Ramos, avaliou que a iniciativa da Setas poderá trazer mudanças para o estado e argumentou que o projeto será devidamente discutido com os membros do núcleo. “Vamos inserir a discussão do Ciclos na nossa pauta, para ver de que forma podemos contribuir”, disse.
Histórico
Batizado pelo Governo de Mato Grosso como Ciclos, o programa foi lançado pelas agências da ONU como Page e foi criado em resposta a um apelo feito à ONU durante o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ainda em 2012, para que o organismo apoiasse os países interessados na transição para economias mais verdes.
O Page é um programa que reúne ferramentas de análise para realizar diagnósticos, projeções, fornecer apoio técnico para a reformulação de políticas públicas setoriais e auxiliar na construção das capacidades individuais e institucionais.
Por isso, a parceria com o Executivo tem como um dos objetivos principais a promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho, além da promoção de trabalho decente para os jovens, entre outros públicos vulneráveis, trabalho já realizado em Mato Grosso, por meio do programa Emprega Rede.