Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 05 de Dezembro de 2016 às 14:20
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Seduc-MT

Há mais de três décadas a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Escola Castelinho, de Campo Verde (a 230 km de Cuiabá), presta atendimento à sociedade local, pautando suas ações na garantia de direitos a pessoas com deficiência e apoio às famílias. Atualmente, a instituição conta com 103 alunos matriculados.

De acordo com a conselheira da instituição, Maria Garbúgio, o principal objetivo sempre foi oferecer um atendimento especializado, em condições adequadas para o desenvolvimento do potencial do aluno, proporcionando sua inclusão no meio social.

O local recebe pessoas com diferentes tipos de deficiência, como mental, física, visual, com graus diferenciados de comprometimento. Para atender à demanda, 25 profissionais, entre professores, técnicos e auxiliares, atuam na unidade.

Além das aulas de alfabetização, os alunos recebem atendimento nas áreas de psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Atividades de artes, informática e esporte também compõem a grade curricular.

Estrutura

Maria Garbúgio lembra que no decorrer destes 33 anos, a Apae de Campo Verde teve diversas conquistas. Uma delas foi a construção da nova sede, há cerca de quatro anos, com 12 salas que abrigam, além das salas de aula, as áreas administrativa, financeira e gestão.

Outro grande feito foi a construção da quadra, que ganhou recentemente a cobertura. “Foi uma grande vitória, que conseguimos com o apoio dos parceiros e da comunidade. É um local onde nossos alunos podem realizar as atividades físicas, sem estar expostos ao sol e ao calor intensos”, frisa Maria, destacando que a obra de adequações e construção do prédio ainda está em desenvolvimento.

A conselheira menciona ainda que muitas dificuldades ainda perduram, sobretudo, no quesito financeiro. Isso porque, a instituição é uma entidade civil, filantrópica, sem fins lucrativos e que se mantem com a ajuda do Estado, do município, da comunidade, dos pais e amigos da Associação. “Neste aspecto, contamos com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT). O convênio que mantemos nos auxilia no pagamento dos nossos professores”, menciona.

De acordo com ela, o maior desafio hoje é manter e aumentar o número de atividades que a Apae já proporciona, portando, a parceria com a Secretaria é essencial para dar sequência aos projetos. “Precisamos e esperamos que no ao que vem a parceria seja mantida e ampliada”.

Visita

Na última quarta-feira (30.11), o secretário Executivo da Seduc-MT, Luciano Bernart, visitou à Associação, com o objetivo de conhecer a estrutura e reafirmar o compromisso da Secretaria com a instituição.

Bernart destacou o empenho dos gestores e voluntários na condução dos trabalhos. “A estrutura física é de excelente qualidade, tudo muito arrumado e organizado”, elogiou o secretário, ressaltando que a nova gestão da Seduc tem buscado se aproximar ainda mais das entidades e da comunidade.

Para ele, conhecer as instituições parceiras é uma forma de valorizar e verificar o efeito do trabalho desempenhado pelas equipes. “Não podemos esquecer que a Seduc é uma secretaria finalística, ou seja, ela busca o desenvolvimento da educação do estado. Ao mesmo tempo, por meio destas parcerias e convênios, conseguimos levar o apoio às pessoas que mais precisam”.

Ele observa ainda que, muitas vezes, a Secretaria fica restrita a um regime burocrático, que dificulta o direcionamento de toda atenção que as instituições necessitam. Portanto, os convênios são meios de realizar esse atendimento. “Os profissionais que atuam nestes locais são aptos a desenvolver o atendimento e análise com foco local, mais próximo e, por isso, conseguem realizar um trabalho adequado”, finaliza.

Recursos

Para contribuir com a manutenção do espaço e para a continuidade dos projetos desenvolvidos por entidades, como Apaes, pestalozzis e fundações, a Seduc-MT repassou, em 2016, mais de R$ 4,8 milhões.

Ao todo, foram beneficiadas 73 unidades, distribuídas em 54 municípios, como Água Boa, Comodoro, Cotriguaçu, Denise, Diamantino, Nova Xavantina, Cuiabá, Várzea Grande.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/26019/visualizar/