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EDUCAÇÃO
Quarta - 07 de Dezembro de 2016 às 13:28
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Maiky Toscano/Assessoria Seduc-MT

Representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se reuniram na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) para debater sobre diversas parcerias e projetos para melhorar a formação de professores e o acesso à educação de povos indígenas, quilombolas e comunidades rurais de Mato Grosso. Na tarde desta terça-feira (06.11), eles foram recebidos pelo secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo Gomes de Souza.

Durante a reunião, os representantes também discutiram cooperações para cursos de qualificação e extensão. “Essa parceria é muito positiva, pois parte dos profissionais formados na licenciatura são absorvidos pelo Estado. Então, quando a Universidade se preocupa em melhorar a qualificação dos profissionais e em debater sobre temas relativos para o crescimento da sociedade, quem ganha diretamente são os nossos alunos, que terão educadores melhor qualificados”, afirmou o secretário.

Edinho também destacou que a Seduc está sempre aberta e disposta a debater sobre parcerias para o desenvolvimento da educação do Estado. “Estamos sempre de portas abertas para ouvir e trabalhar em prol do Estado”, disse.

O vice-reitor da UFMT, Evandro Soares, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para a execução de políticas públicas para a inclusão social. “Estamos construindo uma conversa para criar um programa de qualificação para professores, técnicos e educadores, para aumentar a nossa massa crítica de raciocínio crítico e plural, que possa alavancar o estado de Mato Grosso tanto na Educação, quanto no setor produtivo”.

Segundo Evandro, a UFMT irá formalizar, ainda em 2016 uma proposta para que a Secretaria avalie o programa, bem como políticas de inclusão. “Ainda este ano traremos uma proposta de vários setores da universidade, sobre tecnologia da informação, que falará sobre tecnologia da educação, inovação tecnológica, programas para educação a distância e principalmente para áreas quase isoladas”.

Parcerias

Atualmente, o Estado e Universidade já realizam o projeto “Educomunicação, Ciência e Outros Saberes: Um estudo do trabalho colaborativo e compartilhável em narrativas transmídias”.

Por meio da iniciativa, a comunidade escolar tem acesso a exposições fotográficas, vídeos, textos e jornal produzidos pelos estudantes, além da Plataforma+10, pela qual os alunos compartilham conteúdo e conhecimento.





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