Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 10 de Dezembro de 2016 às 09:06
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Assessoria

Os gestores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) se reuniram para aprimorarem a gestão pública e apresentarem os resultados do ano e perspectivas para 2017. Com o tema “Inovação”, a última reunião gerencial de 2016 da instituição ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro, no auditório do órgão, em Cuiabá, e teve a participação de diretores, coordenadores e gerentes da Capital e de 15 regionais do interior do estado.

A reunião foi aberta pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, que parabenizou os servidores pela condução da gestão e pelos resultados de 2016. “Quero parabenizar e salientar a importância de todas as carreiras que, por meio do trabalho conjunto, foram responsáveis pelo êxito neste ano de 2016, mesmo diante das dificuldades. Eu confio muito nos profissionais da Politec’’, disse.

O secretário reafirmou o compromisso de conduzir a Secretaria com isonomia, na distribuição igualitária do orçamento previsto no Plano de Trabalho Anual de 2017, com o objetivo de recuperar o déficit histórico sofrido pela instituição.

Em seguida, o secretário adjunto de Estruturação e Inovação do Gabinete de Ações Estratégicas (GAE-MT), Flávio Gomes, proferiu uma palestra sobre inovação na gestão pública, apresentando as ferramentas disponíveis por meio do GAE que fomentam a criação de soluções inovadoras na gestão pública com o auxílio da tecnologia, conhecidas como Startup’s.

A programação contou ainda com uma palestra do assessor técnico do MT PREV, Joelson Matoso, que falou sobre a importância do Planejamento Estratégico na gestão pública. “Gestão é uma ciência e, por isto, tem que ser feita com técnica, por meio das ferramentas de planejamento, organização, liderança e controle’’, citou, ao explicar as ferramentas de gestão na administração pública.

Representando alguns dos principais demandantes da Politec, a titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Juliana Chiquito Palhares, e o juiz da 11ª Vara Criminal, Jorge Alexandre Martins Ferreira, discorreram sobre a importância da prova técnica em suas respectivas áreas de atuação. “Não vejo o meu trabalho dissociado da perícia, pois com o trabalho integrado de investigação sobre a prova produzida, estamos mais próximos da verdade. A credibilidade tem que ser dada a este trabalho essencial, de parceria, amizade e colaboração para se fazer um bom trabalho à sociedade’’, relatou a delegada.

O magistrado partilhou as experiências vivenciadas em casos marcantes em que o trabalho da perícia foi fundamental para o esclarecimento dos fatos. Também elogiou o trabalho desenvolvido pelos papiloscopistas durante as audiências de custódia, ao trazerem a confirmação da identidade dos réus e as informações de passagens criminais de forma rápida e segura. “Há 12 anos trabalhando na área criminal, vejo a importância dos serviços prestados por vocês, pois todos os crimes que deixam vestígios necessitam ser periciados, sejam crimes de homicídio, crimes sexuais, ou de furto. A perícia produz provas materiais que absolvem ou condenam pessoas’’, destacou.

O segundo dia de reuniões contou com a apresentação dos diretores de Cuiabá, e coordenadores das regionais de Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra, Cáceres e Rondonópolis, sobre os resultados obtidos em 2016 e as projeções para 2017. O evento terminou com uma palestra do gestor governamental e especialista em Gestão Pública, Vinicius de Carvalho Araújo, sobre o contexto histórico e o cenário atual da gestão governamental, e com a servidora da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Patrícia Proença, sobre o Programa de Desburocratização da Gestão Pública (Gespública).

O diretor geral da Politec, Reginaldo Rossi, considerou que os conteúdos abordados atenderam ao objetivo da reunião, de oportunizar a capacitação dos gestores. “Acredito que a reunião gerencial foi muito produtiva e atendeu à expectativa, nos levando a pensar a gestão pública de forma mais técnica, fora do senso comum e a buscar soluções criativas frente aos desafios, e também a importância do planejamento’’, avaliou.

Homenagem

No decorrer do evento, foi feita uma homenagem, com fotos dos diretores, coordenadores regionais e gerentes regionais da Politec expostas no auditório, com uma legenda com os respectivos nomes e função, e um adjetivo que os qualificavam como gestores.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/26151/visualizar/