Seges lança Programa de Educação a Distância para qualificar servidores
A Secretaria de Estado de Gestão lançou nesta quarta-feira (14.12) a plataforma do Programa de Educação à Distância da Escola de Governo. A partir de agora, os servidores estaduais, principalmente aqueles que se encontram no interior do Estado, terão ainda mais oportunidades de capacitação profissional.
A expectativa do secretário de Estado de Gestão, Julio Modesto, é que a partir de 2017, o número de servidores qualificados pela Escola possa aumentar consideravelmente. “Este ano apenas com os cursos presenciais, conseguimos qualificar mais de cinco mil funcionários públicos. Imagina a capacidade de multiplicação desse número com os servidores podendo se qualificar com aulas à distância por meio dessa plataforma? A ideia é alcançarmos todos que se encontram nos mais diversos municípios do estado”.
O objetivo do programa é ampliar o atendimento aos servidores públicos e facilitar o acesso aos cursos de capacitação, principalmente aos servidores do interior do estado. Além disso, durante os cursos, os estudantes contarão com acompanhamento de tutores através da plataforma online, para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos, garantindo atendimento personalizado ao servidor.
A proposta de educação à distância é descentralizar o processo de aprendizagem, dando autonomia ao aluno para estudar, revisar e seguir o curso respeitando o ritmo de produção de cada um.
Serão ofertados cursos em diversos temas, visando aprimorar o conhecimento aplicado ao setor público. A expectativa é abranger 100% dos municípios do Estado.
Para o superintendente da Escola de Governo, Paulino Yoshida, quem ganha com a qualificação dos servidores é a população. “Com um servidor mais qualificado, melhora a qualidade dos serviços prestados à população. E a Escola de Governo está aqui para oportunizar isso”.
O assessor especial da Seges, Jardiel Cunha Nogueira, destacou o custo zero no desenvolvimento da plataforma, que foi viabilizada por meio de parcerias com outros órgãos e secretarias.
“Garantimos o envolvimento dos parceiros para o sucesso dos cursos, a eficiência e economia de recursos. As videoaulas, por exemplo, foram gravadas e editadas pela equipe da TV Assembleia. Os professores que ministrarão os cursos são voluntários, que já fazem parte do quadro de servidores do Governo do Estado.”, informou o assessor.
Inscrições
Já estão abertas as inscrições para dois cursos à distância: Comunicar e Liderar, e Licitação e Contratos, cada um com 50 vagas e certificação de 20 horas/aula. As qualificações começam a partir de 16 de janeiro de 2017 e têm duração de um mês cada. Os interessados podem se inscrever pelo site www.escoladegoverno.mt.gov.br