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EDUCAÇÃO
Quinta - 15 de Dezembro de 2016 às 19:45
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

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Foto: Divulgação

Tiveram início nesta quinta-feira (15.12) as primeiras edições do Fórum de Integração ensino-serviço-comunidade na formação em saúde: construindo uma rede colaborativa (I Fiesc) e do Seminário: Metodologias ativas para o ensino na saúde da região Sudoeste de Mato Grosso: compartilhando experiências (I Semaes).

O evento, que encerrará no sábado (17.12), é consequência de projetos de extensão desenvolvidos, há mais de um ano, por profissionais da Faculdade de Ciências da Saúde (Educação Física, Enfermagem e Medicina) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). São esperadas aproximadamente 200 pessoas/dia dos mais de 300 inscritos.

Sob a coordenação da professora do curso de Medicina, Fabiana Aparecida da Silva, doutora em Ciências da Saúde, o I Fiesc e o I Semaes encerrarrão com propostas para a atuação colaborativa de profissionais de saúde construídas durante os três dias de evento. "A expectativa é de que todos realmente possam refletir as suas práticas e que busquem uma atuação profissional cada vez mais colaborativa", frisou Fabiana Silva.

A conferência de abertura trouxe a temática As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos da área da saúde e o trabalho Interprofissional. Ministrada pelo professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Marcelo Viana da Costa, doutor em Ciências da Saúde, foi assistida por cerca de 160 pessoas. Entre elas profissionais de saúde que atuam em Cáceres e acadêmicos e professores dos cursos da Faculdade de Ciências da Saúde da Instituição.

Costa destacou que paciente precisa ser visto e tratado como ator principal dentro dos serviços de saúde e que a atuação interprofissional é diferente da multidisciplinar. "A educação interprofissional melhora os resultados do serviço de saúde quando forma profissionais para trabalhar efetivamente em equipe. Trabalhar efetivamente em equipe é partir das necessidades de saúde e buscar seu enfrentamento. Quando formamos esse profissional colaborativo para as ações mais integrais que ocorrem no coletivo o paciente sai ganhando", citou o professor.

Uma observação feita por Costa foi a de que o I Fiesc e o I Semaes devem ser valorizados e reconhecidos pela relevância dos temas. "A integração de ensino, serviço e comunidade e a interprofissionalidade são temas centrais que demarcam o compromisso ético político da Instituição no enfrentamento de problemas muito complexos. A proposta é de grande avanço para a formação de futuros profissionais de saúde", destacou o professor.

Participaram da abertura o pró-reitor de Extensão e Cultura, Alexandre Porto, o secretário de Saúde de Cáceres, Roger Alessandro Pereira, Samuel Laudelino representante do diretor Político-pedagógico e Financeiro do câmpus de Cáceres, o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Alcione Lescano, o presidente do Conselho Regional de Educação Física 17ª Região, Carlos Alberto Eilert e a coordenadora do evento, Fabiana Silva.

No dia 15 de dezembro o contexto teórico será tratado por meio de conferências e mesa redonda, no dia 16 serão desenvolvidas cartas de ações vinculadas as temáticas das oficinas e no dia 17 três grupos de discussão trarão a pergunta norteadora para a plenária final. O momento científico pode ser visto na exposição de posters que acontece, das 18h às 19h, no Museu de Arqueologia da Unemat, na Cidade Universitária.

Confira a programação completa aqui.





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