ESCOLA DE QUALIFICAÇÃO
Parceria entre Setas e Acrismat possibilita equipagem da “Padaria Artesanal” O projeto Padaria Artesanal surgiu da necessidade de promover a segurança econômica e alimentar das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade
A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) firmaram uma parceria que possibilitou a equipagem do projeto piloto da “Padaria Artesanal”. Este é um dos eixos dos cursos que serão ofertados pela Escola de Qualificação.
O termo de doação foi assinado na segunda-feira (12.12) pelo presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, e o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda. A Acrismat doou fornos em aço inox a gás, mesa de aço inox, assadeiras, liquidificador industrial entre outros equipamentos. O valor do investimento gira em torno de R$ 20 mil. Com a doação, será possível equipar uma unidade, que poderá beneficiar cerca de 800 pessoas por ano.
O projeto Padaria Artesanal surgiu da necessidade de promover a segurança econômica e alimentar das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, residentes em regiões periféricas de Cuiabá. Com uma metodologia simples, o projeto irá desenvolver habilidades básicas e técnicas de panificação, dando uma alternativa sem grandes investimentos iniciais.
O grande diferencial deste projeto são as qualificações ofertadas, pois além de serem gratuitas, ainda possuem uma metodologia de ensino adaptada para o público alvo, como por exemplo a carga horária e o tempo em sala de aula reduzidos, possibilitando que os beneficiários possam participar dos cursos e ainda cuidarem dos seus compromissos cotidianos.
O curso de panificação artesanal é gratuito e tem duração de oito horas. Serão ensinadas receitas de dez tipos de pães, sendo elas: pão de cenoura, pão caseiro, pão de forma, pão de maçã, pão integral, pão de batata com catupiry, pão de ervas, pão de fubá recheado com goiabada, pão de mandioca, pretzel e rosca estrela. As receitas podem ser fabricadas com poucos ingredientes e equipamentos que as famílias possuem em casa.
O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, ressaltou o compromisso da Acrismat com a inclusão social e produtiva de pessoas vulneráveis. “É de grande valia essa parceria, o interesse demonstrado pela Acrismat no bem estar social da população do estado de Mato Grosso é muito importante, da maior valor a este projeto para o governo do Estado, já que com a aquisição dos equipamentos, o projeto atingirá um grande número de pessoas, principalmente mães de família, a qualificação rápida pode melhorar a qualidade da alimentação de seus filhos e até gerar uma fonte de renda extra”, explicou.
De acordo com presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, a associação reconhece e participa de projetos como esse, pensando na importância social. “Quando recebemos o convite para participar deste projeto, não tivemos dúvida em colaborar, tradicionalmente a Acrismat sempre contribui com projetos de fins sociais, e a doação desses equipamentos, que serão de grande importância para tirar o projeto do papel, a associação foi prontamente a favor da participação”, afirmou
A expectativa é que as aulas do projeto comecem no início do segundo semestre de 2017. As aulas são destinadas às pessoas maiores de 16 anos, que se encontram desempregadas ou necessitando ter acesso a novas oportunidades de geração de renda complementar. Os alunos receberão de forma gratuita uniforme e material didático, além do certificado de “Padeiro Artesanal” ao término do curso.
Escola de Qualificação
A Escola de Qualificação é um projeto desenvolvido pela Setas, juntamente com o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e apoio da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). A escola surge da necessidade de ampliar as oportunidades de emprego, trabalho decente e renda, por meio da qualificação social e profissional dos trabalhadores.