MODERNIZAÇÃO
Corpo de Bombeiros passa a trabalhar com rádio digital Sistema vai permitir melhor serviço prestado à população
Exatamente às 15h30 desta quinta-feira (15.12) os primeiros sinais da tecnologia digital foram enviados via rádio à militares do Corpo de Bombeiros de Cuiabá e Várzea Grande.
A transmissão oficial foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e marcou o início do processo de digitalização da comunicação via rádio da Segurança Pública em Mato Grosso.
Na primeira mensagem via rádio digital, o secretário Rogers desejou um bom trabalho aos militares e pediu a todos que empreguem bem a nova ferramenta.
Até então, o Corpo de Bombeiros operava com o sistema de comunicação analógico, assim como as demais forças de Segurança Pública ainda operam.
Para conseguir avançar no sistema de comunicação, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Corpo de Bombeiros, adquiriu 122 rádios portáteis e 45 móveis, que estão instalados nas viaturas.
Foram investidos cerca de R$ 900 mil por meio de um convênio com o Fundo Nacional da Amazônia. Para acompanhar a tecnologia, o Ciosp já possui a infraestrutura digital.
Comunicação digital
O rádio digital permite mandar a localização por satélite, enviar pequenos textos, identificar melhor o rádio que está fazendo uma chamada, além de oferecer uma comunicação de maior qualidade, porque está menos exposto a interferências.
“Esperamos que isso resulte em mais agilidade nos atendimentos e um melhor serviço para a sociedade”, disse o diretor operacional do Corpo de Bombeiros, coronel BM Cesar Viana de Brum.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Júlio Cesar Rodrigues, disse que um sistema de comunicação eficiente é fundamental para que o Corpo de Bombeiros consiga cumprir a sua missão.
“É uma grande aquisição de modernização para a instituição. Primeiro porque teremos uma melhor resposta quando a emergência entrar via Ciosp. Além da comunicação durante as ocorrências e pós-ocorrências ganhar muito em eficiência e eficácia”, destacou.
O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, parabenizou a instituição por ser a primeira das forças a digitalizar a comunicação. “A ferramenta não vai apenas atender melhor à toda a população da região metropolitana, mas também todos os profissionais da instituição”, disse.