Defensores públicos destacam importância do apoio do Governo
Ao longo de dois anos, a Defensoria Pública de Mato Grosso teve avanços estruturais significativos, proporcionados pela realização de concurso público e a instalação de comarcas no interior do estado. O defensor público geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, agradeceu ao governador Pedro Taques pelas melhorias que, segundo ele, só foram possíveis graças ao empenho do Executivo Estadual. O agradecimento foi feito durante encontro realizado nesta segunda-feira (19.12), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Por meio do concurso público, a atual gestão do Governo do Estado viabilizou a nomeação de 23 novos defensores públicos. Djalma Sabo Mendes Júnior também destacou que 25 novas comarcas da Defensoria foram instaladas no interior de Mato Grosso. “Estas conquistas representam mais qualidade e dignidade no atendimento prestado à população. Isso é resultado da atenção do governador, que priorizou esses importantes investimentos”, avaliou.
O novo defensor público geral, Silvio Jeferson de Santana, também participou do encontro e reforçou que o apoio do Governo do Estado é fundamental para a instituição. “A parceria, com certeza, continuará, porque reconheço a importância dos avanços conquistados até o momento”, afirmou. Segundo ele, que tomará posse no dia 02 de janeiro de 2017, ainda é preciso instalar 15 comarcas da Defensoria em municípios como São Félix do Araguaia, Aripuanã, Vila Rica, Colniza, entre outros.
Atualmente, 172 defensores compõem o quadro do órgão. Com a posse de 19 nomeados no último concurso, que será realizada nesta terça-feira (20.12), a Defensoria Pública contará com 191 integrantes. De acordo com Silvio Santana, que irá comandar a instituição no próximo biênio (2017/2019), esta é uma conquista histórica. O defensor foi o mais votado na eleição realizada em 11 de novembro, com 98 votos dos 167 defensores participantes.
Parceria para a Caravana da Transformação
Outro assunto abordado na reunião foi a adesão da Defensoria Pública à Caravana da Transformação, projeto realizado pelo Governo do Estado com o objetivo de oferecer serviços de saúde e cidadania em diversas regiões. O novo defensor público geral assegurou que o assunto será encaminhado para que a população tenha acesso, também, a mais este serviço durante as edições da Caravana.
A próxima edição está prevista para janeiro de 2017, no município de Jaciara (140 km ao Sul de Cuiabá). A quarta edição do programa, que já percorreu as cidades de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo e Canarana, ocorrerá entre os dias 24 de janeiro e 03 de fevereiro. Além de Jaciara, os moradores de outros 19 municípios da região também serão contemplados pela iniciativa.