Policiais são capacitados para atuar no patrulhamento tático ostensivo Se formaram 47 policiais atuantes nos 15 Comandos Regionais da PM em todo Estado
Com o encerramento do 20º Curso de Capacitação Rotam (CCRT), 47 policiais militares distribuídos em todas as regiões do Estado estão habilitados para atuar no Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e Força Tática (FT). O curso atendeu duas unidades e oito Comandos Regionais (Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Alta Floresta, Primavera do Leste, Tangará da Serra e Nova Mutum).
Entre as situações enfrentadas pelo Rotam e pela FT estão: atuar em ocorrências com grande concentração de pessoas, de desapropriação de área, de manifestações populares; garantir a segurança e preservar a ordem em grandes eventos, como foi a Copa do Mundo, dentre outras.
Dentre as disciplinas aplicadas ao longo do curso estiveram: Medidas Iniciais de Gerenciamento de Crise, Negociação de Primeiro Contato, Doutrina de Patrulhamento Tático, Noções de Ações de Choque, Direção Defensiva e Evasiva, dentre outras.
O curso começou em 31 de outubro, com aulas teóricas e práticas aplicadas nos três biomas de Mato Grosso (Pantanal, Cerrado e Floresta).
A solenidade de formatura foi realizada nesta quinta-feira (22.12), no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Cuiabá.