LUZ DO AMANHÃ
Projeto cultiva hortaliças para merenda escolar de escolas em Sinop Além das escolas, o alimento é distribuído às famílias dos alunos participantes do projeto e a entidades de serviço de proteção social da cidade
Com o objetivo de promover a prevenção do crime e reduzir a violência, a Polícia Militar em Sinop desenvolve o projeto ‘Luz do Amanhã’, que atende crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.
No projeto, os alunos aprendem técnicas apropriadas de plantio e colheita de hortaliças, proporcionando a eles o desenvolvimento físico, moral e intelectual. E, também, oferta a essas crianças e adolescentes atividades de esporte, cultura, lazer e educação que, somadas, refletem no comportamento social de cada aluno.
Além do reflexo individual nos alunos, o projeto adquire um cunho familiar e comunitário. Pois toda produção é destinada, de forma gratuita, às famílias das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. Sendo, também, fornecidos às entidades de Serviço de Proteção Social e escolas da rede pública de ensino da cidade, utilizadas no cardápio da merenda escolar.
O projeto é desenvolvido junto ao Comando Regional de Sinop (CR III), onde são cultivadas as seguintes espécies de hortaliças: alface, couve, coentro, salsinha, cebolinha, almeirão, mandioca, abóbora, sendo todo plantio e colheita feitos pelos alunos.
Além das disciplinas voltadas às técnicas, no projeto, os alunos recebem aulas sobre: Orientação Policial Militar, Direito da Criança e do Adolescente (ECA), Higiene e Saúde, Linguagem e Informação, além de atividades complementares, totalizando 400 horas aulas teóricas e práticas. Com os mesmos moldes, o projeto também tem sido desenvolvido na cidade de Peixoto de Azevedo.
Neste mês, o projeto formou 75 alunos, tendo Amanda Broiano Ferreira, Sibele Teixeira da Silva e Emily Divino da Silva Ajala, como os três primeiros colocados da turma. A solenidade foi realizada na Acrinorte, em Sinop.