Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sábado - 31 de Dezembro de 2016 às 18:47
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Superintendência da Escola de Governo, superou as expectativas em relação ao número de servidores públicos do Estado capacitados nos dois primeiros anos de governo. No total, foram qualificadas 8.559 pessoas.

Esse número vem aumentando ano após ano, seguindo a diretriz do governo do estado de valorização do servidor. Em 2015 foram 3.529 servidores e em 2016 fechou em 5.030. Foram em média 4.279 qualificações anuais, número muito superior à média entre 2011 e 2014, que foi de 1.063. Um índice de aumento de mais de 400%.

Entre os cursos ofertados estão Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Elaboração de Termos de Referência na Administração Pública, Licitação e Contratos, Aquisições e Contratos e outros. A maioria foi voltada para o desenvolvimento de competências da área, tais como ética, redação oficial e também de coaching que treinou cerca de 300 servidores de 15 secretarias. O coaching é um processo que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. Esse treinamento eleva o desempenho dos órgãos na prestação de serviços.

Uma das metas pactuadas entre o titular da pasta, Julio Modesto, e a superintendência da Escola de Governo em 2015 foi aumentar o número de servidores públicos capacitados. Para isso foram estabelecidos alguns objetivos. Entre eles, integrar a rede nacional das escolas de governo, desenvolver parcerias de capacitação com instituições intergovernamentais, realizar formação gerencial e capacitações chave aos servidores do Estado. Todos foram cumpridos e isso viabilizou o aumento no número de cursos ofertados e de profissionais qualificados.

Para Modesto, quem ganha com esse aumento vertiginoso é a população. “Um servidor bem capacitado, presta um serviço melhor à sociedade. É isso que queremos. Prestar serviços de excelência à população”.

Outras ações- Além das qualificações presenciais já programadas para os próximos dois anos, a Escola de Governo lançou este ano o Programa de Educação à Distância, que visa ampliar o atendimento aos servidores públicos e facilitar o acesso aos cursos de capacitação, principalmente àqueles que estão no interior do estado. A capacidade para os próximos dois anos é dobrar o número de capacitações.

“Este ano apenas com os cursos presenciais, conseguimos qualificar mais de cinco mil funcionários públicos. Imagina a capacidade de multiplicação desse número com os servidores podendo se qualificar com aulas à distância por meio desta plataforma? A idéia é alcançarmos todos que se encontram nos mais diversos municípios do estado”, destaca Modesto

A Escola de Governo também mapeou o perfil comportamental de cerca de mil gestores, entre superintendentes, coordenadores e gerentes com o objetivo de traçar um planejamento para dar suporte a esses profissionais, aprimorando o trabalho que eles desenvolvem, obtendo assim um melhor retorno da gestão para a sociedade.

Além disso, a superintendência realizou a 1ª Edição do Prêmio Inovar para Transformar, que buscou valorizar os profissionais que contribuem com a inserção de práticas inovadoras no ambiente de trabalho, incentivando os servidores a contribuírem para a modernização e eficiência da gestão pública, reconhecendo, valorizando, premiando e divulgando práticas inovadoras implementadas que sirvam de referência para outras iniciativas e que venham aprimorar os serviços prestados à sociedade. Foram classificadas 10 iniciativas e premiadas três.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/26642/visualizar/