Taques convida Neri Geller para secretaria
O governador Pedro Taques (PSDB) oficializou convite ao secretário nacional de política agrícola, Neri Geller, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).
Nos acordos políticos, os socialistas têm sido contemplados com cargos na gestão estadual, incluindo aí a possibilidade de assumir a chefia da Secretaria de Meio Ambiente.
A ideia, ao oferecer o cargo de primeiro escalão, é atrair o Partido Progressista para sua base aliada. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar é chefiada por Suelme Evangelista do PSB.
Embora o PP não tenha nenhum representante na Assembleia Legislativa, a legenda abriga o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, principal liderança política de Mato Grosso em Brasília.
O secretário geral do PP, Euzébio Diniz, afirma que o partido considera mais vantajoso manter Neri Geller como secretário nacional de política agrícola, cargo estratégico do Ministério da Agricultura para a formulação de políticas públicas.
Entretanto, caberá a Neri Geller a decisão final a respeito do convite. “O partido entende como fundamental a permanência dele no governo federal. Mas, o próprio Neri Geller está avaliando se vale ou não a pena assumir como secretário de Estado”, revela.
Nos últimos meses, o governador Pedro Taques mudou o caráter da administração estadual nomeando políticos para chefiar secretarias de Estado. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Max Russi (PSB) estão exercendo as funções de secretários de Cidades e Assistência Social, respectivamente.
Ao mesmo tempo, o PSB tem ampliado seu espaço na administração estadual, o que tem gerado desconforto no PSD, partido com seis deputados estaduais na Assembleia Legislativa que reivindica maior espaço em cargos de primeiro escalão no governo do Estado.