Policiais militares salvam criança de afogamento em Campo Novo dos Parecis Recém formado, soldado diz que a calma foi fundamental para o salvamento
Policiais militares de Campo Novo dos Parecis salvaram a vida de um menino de seis anos, vítima de afogamento. O fato ocorreu na manhã de terça-feira (17.01), em um hotel situado no Centro da cidade.
A família fazia o check-out, quando o menino se afastou em direção à piscina do hotel. Conforme informações da Polícia Militar, a criança teria pulado a proteção da área de lazer e ficado à beira da piscina, quando caiu, ficando submersa por cerca de cinco minutos.
De acordo com o cabo Josildo Rodrigues Leite, que mesmo de folga, participou da ocorrência, disse que o socorro imediato foi fundamental para o salvamento da criança. Além do tempo, enfatizou o soldado Thiago Silva Jardim, formado em setembro do ano passado, manter a calma para aplicar as técnicas de primeiros socorros de forma correta foi também bastante importante para salvar a vida do menino.
“Como a nossa base fica praticamente ao lado do hotel, cerca de 30 metros, nós conseguimos chegar a tempo de salvar o menino”, explicou Leite, ao relatar que a criança já apresentava lábios e rosto roxos.
Enquanto Leite fazia a massagem cardíaca no menino, o soldado Jardins aplicava a ventilação cardiorrespiratória, técnica aprendida durante o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFSD).
“Foram 11 meses de curso, e essas técnicas de primeiros socorros nós aprendemos durante as aulas da disciplina de Traumas e Emergências. Nela nós aprendemos a fazer o primeiro atendimento em situações de afogamento, choque elétrico, queimadura, incêndio e outras ocorrências enquanto aguarda pelo socorro emergencial”, explicou Jardim.
Segundo a PM, a criança foi socorrida posteriormente pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), levado ao Hospital Municipal e, depois, transferido para uma unidade hospitalar privada de Cuiabá.