Tapurah busca parceria para diversificar produção local Atuais gestores e um grupo de produtores querem atrair investimentos para fomentar a produção leiteira. A cidade já é reconhecida na produtividade de carne suína, com vistas à industrialização do produto
O município de Tapurah (450 km ao Norte de Cuiabá), com alta capacidade de produção de suínos, agora quer atrair investidores para a cadeia leiteira. Na sexta-feira (20.01), a equipe da prefeitura procurou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) em busca de apoio para a iniciativa. Eles planejam uma visita à cidade de Cascaval, no Paraná, nos próximos meses, para apresentar o potencial de Mato Grosso e atrair empresários visando a implantação de laticínios.
“Matéria prima nós temos, precisamos industrializar. Já nos destacamos na suinocultura, hoje Tapurah tem 32 mil matrizes suínas com capacidade para dobrar esse número e se tornar a capital nacional do setor, o que também demanda investimento. E podemos expandir para outras frentes, no setor leiteiro e, para isso, contamos com o apoio do Governo, por meio da Sedec, na concretização deste objetivo”, explicou o prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz.
O titular da Sedec, Ricardo Tomczyk, pontuou que há dois temas que o Estado não medirá esforços. Um deles é o da proteína animal, que possui ambiente apropriado para avançar em virtude do potencial de Mato Grosso. O outro ponto é o da sanidade animal, cuja meta é continuar livre da febre aftosa, mas sem vacinação, perspectiva que poderá ser realidade até o ano de 2021.
Tomzyck garantiu a participação na missão ao Sul do País. “Pedi que compartilhem, assim que a agenda estiver definida, e se eu não puder acompanha-los, certamente um dos secretários adjuntos vai”, frisou o secretário.
O presidente da Câmara Municipal da Cidade, Alcione Biasi, e o ex-prefeito, Luiz Umberto Eickoff, também participaram da reunião.