Governo recebe apoio do Sebrae para promoção da A3P no Estado
O secretário do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Gustavo de Oliveira, se reuniu com o superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme, e as gerentes do Centro Sebrae de Sustentabilidade Suênia Sousa e Leide Katayama. Na pauta, a experiência da instituição em ações de sustentabilidade e como pode contribuir para o desenvolvimento do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), adotada pelo Governo de Mato Grosso.
Para o secretário, entender como o Sebrae ajuda empresas a crescer se adequando à exigência do mercado em relação às questões ambientais e sociais, pode auxiliar o Executivo estadual no trabalho de sensibilização socioambiental, ação coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Segundo ele, a proposta para a A3P é ir além da mobilização para a adoção de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho e inclui um diagnóstico do nível de maturidade dos instrumentos do governo ligados à responsabilidade socioambiental. “Estamos preparando um trabalho extenso de articulação para esse assunto e quero ouvir o mercado também, explorar o seu ‘DNA verde’, para promover internamente esse programa”.
O superintendente do Sebrae ressaltou que procurou o GAE para oferecer ao Governo do Estado a expertise da instituição no tema e na multiplicação de técnicas de conscientização ambiental. De acordo com ele, por trás do trabalho desenvolvido pela instituição há centenas de pessoas que contribuem para que o Sebrae em Mato Grosso seja considerado um centro de referência nacional em práticas de sustentabilidade.
“Não adianta a gente apontar para o mercado o que é que ele tem que fazer se dentro de casa a gente também não faz os ajustes”, enfatizou o superintendente ao dizer, ainda, que em paralelo à construção do CSS também houve um trabalho interno, voltado para os servidores, como ocorre no Estado, de adoção de práticas de ecoeficiência.