Três mil homens vão patrulhar cidades do Espírito Santo Estado recebe reforço de tropas do Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Brasília e Taubaté. Força-Tarefa conta com 1.783 homens já atuando no Estado
O número total de militares enviados ao Espírito Santo deve chegar, até o final de semana, a três mil homens, anunciou o comandante da Força-Tarefa da Operação Capixaba, general Adilson Katibe.
A Força-Tarefa já conta com 1.783 homens, sendo 1 mil do Exército, 373 da Marinha, 110 da Força Aérea e 300 da Força Nacional de Segurança Pública. Ainda de acordo com o general Katibe, há uma maior percepção de segurança por parte da população. "A percepção da segurança é frequente, mas acontece de forma gradativa”, assegurou.
As tropas das Forças Armadas estão vindo do Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG), Brasília, Taubaté (SP), fora militares do próprio estado do Espírito Santo. Estão sendo empregados na operação três blindados da Marinha, e devem chegar mais quatro. No total, 106 viaturas, além de helicópteros, são empregados pelas forças federais.
Os militares realizam patrulhamento a pé e motorizado em pontos de grande movimento, nas principais avenidas e ruas da capital e terminais rodoviários. Também são feitos pontos de bloqueio e controle em vias de acesso.
Desde o início da Operação, na última segunda-feira (6), houve uma redução no número de homicídios em Vitória, caindo para 10 mortes. A ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi autorizada por decreto do presidente Temer também na segunda-feira (6). A partir dessa autorização, iniciou-se a mobilização federal para o Espírito Santo.
Volta à normalidade
Para acompanhar as ações das tropas federais no Espírito Santo, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que estava na cidade do Porto, em Portugal, participando do I Diálogo da Indústria de Defesa Brasil – Portugal, antecipou sua volta ao País. Na manhã desta sexta-feira (10), o ministro desembarca em Brasília.
“Eu acredito que muito provavelmente estaremos entrando, de forma progressiva, à normalidade, senão nas próximas horas, pelo menos nos próximos dias”, disse Jungmann em entrevista a jornalistas portugueses.
O ministro contou que há disposição do presidente Michel Temer em ajudar o governo e a população do Espírito Santo. “Estamos colocando à disposição do governo estadual tudo aquilo que for necessário para a normalidade se restabeleça”, afirmou.