DESASTRES NATURAIS
Municípios de seis estados têm situação de emergência reconhecida
O Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em oito cidades atingidas por desastres naturais. Olho d’Água Grande, em Alagoas, e Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino e Remanso, na Bahia sofrem com longos períodos de seca e estiagem. Já Catalão, em Goiás, e Francisco Morato, São Paulo, passam por chuvas intensas.
Inundações são o problema em Campo Novo do Parecis (MT) e, em Cunhataí (SC), as enxurradas motivaram a solicitação de reconhecimento federal. O reconhecimento do Ministério da Integração foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.
A medida permite que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações emergenciais de socorro, assistência e recuperação de áreas atingidas. A portaria tem vigência de 180 dias.
Para ter acesso a recursos emergenciais, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado.