Educação promove reunião de trabalho com diretores das escolas municipais
A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande reuniu gestores de todas as unidades escolares municipais para um encontro de trabalho, com a finalidade de apresentar aos diretores eleitos para o triênio 2017/2019 as equipes das superintendências que atuam na Secretaria, e promover alinhamento das políticas públicas educacionais que serão executadas neste ano. O evento ocorreu no Anexo I da Secretaria e foi conduzido pelo secretário da Pasta Sílvio Fidélis.
Presentes no evento, os membros dos Conselhos Municipais de Educação, Alimentação Escolar, Promoção e Igualdade Racial, Cultura, Transporte Escolar e representantes do Fundo de Manutenção da Educação Básica – Fundeb. Na ocasião os membros puderam falar sobre as atividades desenvolvidas em suas respectivas áreas de atuação.
A intenção segundo Fidélis é reforçar o elo de ligação entre escolas, secretaria e comunidade, fomentando a participação direta dos Conselhos nas atividades desenvolvidas na Educação Básica do município. “Queremos o envolvimento dos Conselhos Municipais participando e acompanhando o processo educacional em nossas escolas diuturnamente. Vamos promover e valorizar as inovações pedagógicas, mas também cobrar resultados”, ressaltou.
O secretário informou que existe um cronograma de reuniões entre secretaria e gestores pré-agendada até julho, onde em cada reunião será debatido temas diferentes que possibilitarão a interação ampliada com a direção das escolas, reportando ações executadas e sugestionando alternativas para a tomada de novas decisões. “A importância da participação dos dirigentes em grupos de trabalho, utilizando-se de ferramentas tecnológicas também foi tema de demanda, o que possibilitará maior agilidade e rapidez nas tomadas de decisões e soluções de gestão”.
Durante o evento, os diretores receberam um kit contendo materiais para uso pessoal no dia-a-dia na escola e ainda uma agenda com os números de telefones de todos os profissionais responsáveis pelos setores da Secretaria para facilitar e agilizar a comunicação interna.
“Estamos prontos, unidos com objetivo de fortalecer a Educação Básica, trabalhando na redução da evasão escolar e para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-Ideb, além de dar mais oportunidades aos nossos alunos no projeto Escola em Tempo Ampliado.Nós traçamos também diretrizes inovadoras para a organização e a gestão da educação básica . Novas tarefas foram dadas às escolas, que desenvolvem uma prática educativa, planejada e sistemática, por período contínuo. Bem como para à educação infantil, que cabe à tarefa de favorecer a construção da identidade e da autonomia da criança e desenvolver o seu conhecimento do meio em que vive. Do mesmo modo, para os alunos do Ensino Fundamental I, desenvolvemos projetos pedagógicos que estimulam para a valorização do conhecimento, dos bens culturais, do trabalho, a autonomia intelectual, a investigação, o questionamento e a pesquisa. Por tudo isso é necessário, também, que o aluno exercite o pensamento crítico e reflexivo, aprenda a comprometer-se, a assumir responsabilidades, a utilizar diferentes recursos tecnológicos e comunicar-se usando várias linguagens.Essas são as nossas metas pedagógicas no fortalecimento das políticas públicas educacionais contidas no Plano Municipal de Educação, " pontuou o secretário Silvio Fidelis.