Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 22 de Fevereiro de 2017 às 18:02
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto por: Lenine Martins/Sesp-MT

Foi reinaugurado nesta quarta-feira (22.02), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) em Rondonópolis. Com 26 câmeras de videomonitoramento, a unidade integra o trabalho da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O investimento em equipamentos e mobiliários é de R$ 250 mil e deve melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão. São 33 PMs, 35 servidores do Samu e cinco bombeiros no atendimento às linhas do 190,192 e 193. Policiais militares também fazem monitoramento das câmeras.

“A central telefônica tem capacidade de atendimento simultâneo, se preciso, de até 100 chamadas possibilitando mais eficiência. As chamadas são gravadas e com isso podemos aferir a qualidade do serviço identificando possíveis falhas. Já por meio do videomonitoramento eletrônico conseguimos ter uma resposta rápida em casos e crimes e furtos e as imagens podem servir como provas para inquéritos policiais”, comentou o coordenador do Ciosp de Rondonópolis, major PM Edylson Figueiredo Pintel.

A estrutura do Ciosp de Rondonópolis é subordinada a central de Cuiabá, sob coordenação do tenente-coronel BM João Rainho Júnior. Por meio de tecnologia de informação, qualquer chamada gerada no Ciosp de Rondonópolis é automaticamente gerada para a estatísticas na central, em Cuiabá. “O fluxo de informações e imagens é o nosso principal investimento, além do mobiliário proporcionando mais conforto e condições de trabalho aos nossos servidores”.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha, comentou a importância do trabalho integrado e o resultado disso para a sociedade. “Hoje a filosofia da Secretaria de Segurança Pública é integrar as polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Politec, Detran. O Ciosp é um dos exemplos bem sucedido dessa integração”.

Também participaram da inauguração o diretor de interior da Polícia Civil, Wladimir Françose, o delegado regional de Polícia, Claudinei Lopes, o comandante regional de Rondonópolis e região (CR 4), tenente-coronel Wilker Soares Sodré, o comandante regional dos Bombeiros, tenente-coronel Vanderlei Bonoto, presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Rodrigo da Zaeli, além de delegados, oficiais e praças da PM, representantes de autoridades municipais e presidentes dos Conselhos de Segurança Pública (Consegs).

Trotes

De janeiro a outubro de 2016, o Ciosp de Rondonópolis atendeu 180.110 ligações pelo 190 da Polícia Militar, 48% eram trotes. No mesmo período do ano anterior, de cada 100 chamadas no serviço, 58 eram falsas.

As chamadas verdadeiras mais frequentes são referentes a perturbação da paz pública. “São ocorrências de som alto, perturbando o sossego. De 5.855 chamadas contra a paz pública, 3.050 envolviam som alto”, explicou o major Edylson.

Das 3.537 chamadas envolvendo crimes contra a pessoa, 1.692 foram casos de ameaças, seguido de 773 registros de violência doméstica e 622 por lesão corporal.

No Corpo de Bombeiros, 30% das 22.325 ligações no 193 foram trotes. Os dados são relativos de janeiro a junho de 2016.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/27950/visualizar/