Escola reaproveita materiais e incentiva ações de sustentabilidade
A vontade de melhorar o ambiente escolar e uma ideia simples. Esse foi o ponto de partida do diretor da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, Sidnei da Silva Carvalho, que transformou as ferragens das carteiras escolares em bancos e suportes para bicicletas.
A unidade escolar localizada em Colíder (município a 634 quilômetros de distância de Cuiabá), atende 850 estudantes do Ensino Médio regular e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep), com o curso técnico em informática. A escola trabalha a conscientização ambiental unida ao perfil inovador da formação.
“Tínhamos muitos materiais que já não eram mais usados em sala, foram empilhados e começaram a acumular água. Por isso, nos preocupamos pelo perigo de criação de mosquito, mas ao invés de descartar pensamos em reaproveitar. Durante as férias lixamos, soldamos e transformamos materiais inservíveis em objetos úteis para a nossa comunidade escolar” comenta o diretor.
Carvalho, que trabalha na escola há 10 anos, conta que a oferta de atividades pedagógicas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente no curso técnico de informática incentiva a conservação do patrimônio e influi de maneira positiva na manutenção da escola com 30 anos de fundação.
Há cerca de cinco anos a Escola Milton Barros passou por reforma. Desde então os reparos são realizados pela gestão da unidade, que conta com o apoio da comunidade escolar para cuidar do local.
Envolvimento
As soluções para as situações cotidianas, como a reciclagem e o combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da Zika, dengue e febre chikungunya) também são abordados nos projetos desenvolvidos no curso técnico.