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EDUCAÇÃO
Sexta - 11 de Março de 2016 às 14:00
Por: Da Redação TA c/Assessoria

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Mato Grosso terá a oportunidade de conhecer o nível de aprendizado dos seus alunos e construir mecanismos de intervenções na educação com base em índices próprios. A Avaliação Diagnóstica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia-MT) foi lançad no Palácio Paiaguás, com a presença de gestores, assessores pedagógicos e educadores.

A avaliação contemplará 163.214 alunos da rede estadual de ensino do 2º, 4º; 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, de 469 escolas estaduais urbanas, 12 de educação do campo e duas unidades quilombolas. As provas ocorrem nos dias 29 e 30 de março.

O processo de avaliação será feito em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora, referência no país nesse trabalho e que atua em 19 estados, incluindo Mato Grosso.

“Vamos fazer um diagnóstico junto aos nossos alunos. A Avalia-MT será um instrumento para conhecer o nível de aprendizado e a proficiência, e a partir desses dados teremos uma orientação para que as políticas pedagógicas sejam implementadas. Trata-se de uma oportunidade de conhecer nossos próprios índices. Não vamos mais precisar esperar a cada dois anos os dados de avaliações realizadas pelo governo federal”, destacou o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer Permínio Pinto.

O gestor citou o caso de escolas que, desenvolvendo uma boa gestão, avançam em seus índices de qualidade e ficam acima da média nacional, enquanto que outras unidades próximas não atingem a média. “O trabalho será na perspectiva de equalizar essa distorção. Mas é importante observar que a avalição não tem o objetivo de ranquear as escolas, mas corrigir as diferenças”, frisou o secretário.

A representante do Caed na cerimônia, Josiane Toledo Ferreira Silva, ressaltou a importância da parceria. “É uma ação muito relevante que servirá para monitorar a qualidade educacional, mas também para a execução de políticas públicas voltadas para melhorar essa qualidade de ensino. O objetivo é garantir o direito de aprender que toda criança, todo jovem tem. Cabe ao professor conhecer e criar condições para que o estudante absorva esse aprendizado, portanto a formação dos professores vai influenciar no processo”, explicou.

“Hoje precisamos de ensino com qualidade para libertar a pessoa, para que ela tenha condições de opinar, de escolher, de se posicionar”, destacou o governador Pedro Taques, ao afirmar que sua gestão quer melhorar a qualidade do ensino no Estado.

O governador lembrou ainda, que as mudanças não ocorrem de um dia para outro. Comentou que o estado de Goiás levou três anos para apresentar melhoras e o Rio de Janeiro dois anos. “Aqui vamos trabalhar bastante para que as medidas tomadas a partir dos indicadores comecem a surtir efeito no próximo ano”, completou.

Ao todo, o Governo do Estado, por meio da Seduc, investirá aproximadamente R$ 3,7 milhões, ou seja, cerca de R$ 22,71 por aluno para a realização de todo o processo avaliativo.

A avaliação

A prova será objetiva nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e verificará a aprendizagem dos alunos sobre as capacidades de leitura, escrita, interpretação, análise e resolução de problemas matemáticos. As questões são de múltipla escolha, com base na construção da matriz curricular de referência.

Com duas horas de duração, a avaliação é baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que leva em consideração diferentes variáveis da complexidade de cada questão da prova, para melhor avaliação do estudante. O modelo foca na questão (item) e não na totalidade dos acertos, não considerando apenas o certo e o errado, mas sobretudo o grau de dificuldade de cada item. 




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