Sema realiza atendimento técnico e palestras durante Caravana da Transformação A programação do órgão ambiental será nesta sexta e sábado (10 e 11.03), com esclarecimento sobre licenciamento ambiental, confecção de carteira de pesca amadora e diálogo com pequenos produtores rurais
A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) levará atendimento técnico e palestras sobre descentralização ambiental e sustentabilidade a São José dos Quatro Marcos (328 km a oeste da capital), durante a caravana da transformação do governo de Mato Grosso. O evento também contará com a distribuição de mudas e emissão de carteira de pescador amador.
O evento começou nesta terça-feira (07.02) e segue até o dia 17 de fevereiro. As atividades da Sema começarão às 08h de sexta-feira (10.03), com um diálogo voltado à municipalização da Agenda Ambiental na Administração Publica (A3P), que abordará os benefícios do projeto nas prefeituras e outros órgãos municipais.
A partir das 16h, o tema do encontro será a descentralização da gestão ambiental. Atualmente, dos 141 municípios de Mato Grosso, apenas 37 estão descentralizados, dos quais três são da região oeste do estado: Conquista D'Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade e Tangará da Serra. Em seguida, a Sema e representantes da ONG WWF-Brasil se reunirão com prefeituras e demais instituições para tratar da importância da adesão ao Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.
A programação continua no sábado (11.03), às 09h30, com a posse do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal, que visa ampliar a gestão municipal da água na região. As atividades do órgão ambiental estadual terminam após o almoço, às 14h, com um diálogo com os pequenos produtores rurais sobre o meio ambiente e a regularização fundiária na agricultura familiar.
Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão Cézar, a proposta é orientar a população de São José dos Quatro Marcos e dos municípios adjacentes sobre a importância das questões ambientais. “Vamos mostrar à população que o uso dos recursos naturais é limitado, por isso é primordial adotarmos novas práticas sustentáveis que nos permitam ganhar em qualidade de vida e que também sejam economicamente viáveis”.
Balanço de atendimentos
Em 2016, a Sema atendeu cerca de 1,2 mil pessoas durante as caravanas da transformação realizadas em setembro e novembro, nos municípios de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte da capital) e Canarana (823 km a leste de Cuiabá), respectivamente. Na maioria delas, a Secretaria participou com palestras para esclarecer dúvidas sobre a legislação, educação ambiental e pesca. Durante os eventos foram emitidas 236 carteiras de pescador amador e doadas 3,6 mil mudas de árvores.