Rondonópolis está há 22 dias sem registro de homicídio Operações na primeira semana deste mês levaram à apreensão de armas e prisão de 40 pessoas em flagrante delito
O comando do 4º Comando Regional da Polícia Militar, com sede na cidade de Rondonópolis, divulgou no final da tarde de segunda-feira (13.03), o balanço das ações realizadas na primeira semana de março nas cidades e demais municípios da região.
A cidade de Rondonópolis, por exemplo, está há 22 dias sem registro de homicídio, números considerados positivos. Entre o dia 20 de fevereiro e 13 deste mês não ocorreu nenhum morte violenta, provocada por arma de fogo, faca e outros instrumentos.
Somente na primeira semana deste mês, operações realizadas pelo 4º CR somaram 5.584 pessoas abordadas e levaram aos seguintes resultados: sete armas de fogo apreendidas, 10 veículos recuperados, 15 prisões de foragidos da justiça com mandado em aberto, 134 pessoas conduzidas e 40 flagrantes registrados.
Na avaliação do comandante do 4º Comando Regional, coronel Wilker Soares Sodré, os índices de mortes têm caído principalmente por conta das rondas estratégicas realizadas na cidade. A PM mapeou os locais com maior incidência de violência e intensificou a presença ostensiva de policiais.
O coronel Wilker, destaca que essas operações foram realizadas em áreas críticas e acontecem em dias e horários analisados como de maior probabilidade de ocorrência de delitos. “As estatísticas mostram não somente a queda, mas principalmente o aumento da sensação de segurança na comunidade”, complementa o comandante.
Os resultados positivos também se devem à implantação de um novo plano de policiamento. Denominado 'Guardiões do Sudeste', o plano prevê várias ações preventivas de policiamento com foco na aproximação da Polícia Militar com o cidadão.