Projeto social atende 120 crianças e adolescentes em Sinop
O Projeto Luz do Amanhã: Cultivando Segurança com Integração Social atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade de Sinop, no Norte do estado, com a promoção de atividades sociais e de integração.
A iniciativa, promovida pelo 3º Batalhão da Polícia Militar, beneficia 120 estudantes da rede pública com diversas atividades extra curriculares, como palestras sobre civismo e orientações e técnicas de plantio e cultivo de hortaliças.
Fazem parte do projeto estudantes de 12 a 17 anos encaminhados pelo Ministério Público e pela Vara da Infância e da Juventude, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou em conflito com a lei.
"O projeto visa promover atividades para assegurar o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à conivência familiar e comunitária", disse o coordenador do projeto, capitão PM Manoel Fernandes Dantas.
As aulas teóricas são ministradas em uma sala do Quartel do Comando Regional, nos períodos matutino e vespertino, de segunda à sexta-feira.
O conteúdo prático, plantio e cultivo de hortaliças, é desenvolvido em uma horta com 60 canteiros, nos quais são cultivados diversos tipos de hortaliças: alface, couve, coentro, salsa, cebolinha, almeirão, mandioca, abóbora e melancia.
Parte da produção será destinada às famílias dos alunos matriculados. O restante será distribuído gratuitamente em escolas públicas e privadas, creches e outras entidades.
O comandante regional em exercício, Mariowillian Fujinaka, disse que projeto quer promover oportunidades para o crescimento das crianças e adolescentes. "Para nós, o trabalho realizado é de grande valia para o futuro destas crianças. Aqui demonstramos que há possibilidades de ser um cidadão de bem", destacou.
Exemplo
Na semana passada, o secretário de Estado de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, esteve no município para fazer a entrega de 12 motos para o policiamento da região e conheceu o projeto social.
Galindo recebeu uma placa de agradecimento pelo incentivo da Sesp ao trabalho social desenvolvido no município. “O projeto Luz do Amanhã, de Sinop, é um exemplo concreto de que investir no jovem é o melhor caminho. Criamos nessa gestão uma secretaria adjunta de Ações Preventivas exatamente para articular políticas públicas de prevenção em zonas quentes de criminalidade, em bairros com maior índice de violência", destacou.