Energia lidera reclamações de consumidor no Procon
No Sindec, o campeão de reclamações foi o setor Serviços Essenciais, com 1.262 reclamações. Liderando o setor está a categoria Energia Elétrica, com 679 atendimentos, seguido por Água e Esgoto, que teve 324 registros. A terceira posição ficou com Telefonia Celular, com 180 reclamações.
Em segundo lugar está o setor Assuntos Financeiros com 350 reclamações, registrando 107 procedimentos para a categoria Cartão de Crédito, 78 para Banco comercial e 38 para Financeira.
A área Produtos ocupa o terceiro lugar do ranking, com 338 atendimentos: 75 reclamações para a categoria Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 37 para Internet e 21 para Geladeira e Freezer.
Já o setor Serviços Privados, com 289 registros, está na quarta posição, com 121 procedimentos para a categoria TV por Assinatura, 32 para Escola (ensino fundamental e médio e Superior) e 25 para Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).
O setor Saúde está em quinto lugar, registrando 33 reclamações. Seguido pelo setor de Habitação com 31 reclamações.
A última posição do ranking é ocupada pela categoria Alimentos, que teve 11 registros.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.
Atendimento online
Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br o Procon registrou 581 reclamações em Mato Grosso. A área Telecomunicações lidera o ranking com 308 registros; em segundo lugar estão os Serviços Financeiros, com 111 reclamações; e em terceiro Produtos de Telefonia e Informática, com 90 registros. A quarta posição da plataforma é ocupada pela categoria Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos, que recebeu 28 reclamações, seguido de Demais produtos que, com 21 registros, ocupa o quinto lugar.
Na sexta posição está a área Demais Serviços, com doze reclamações; e em sétimo a área Transportes, que teve oito registros. A área Alimentos teve duas reclamações e as áreas Educação e Turismo/viagens registraram uma reclamação cada. Já as áreas Água, energia e gás e Habitação não tiveram reclamações no mês de fevereiro na plataforma http://www.consumidor.gov.br.
Serviço
O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências,41 consulta de proce7ssos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.
No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.