Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Quinta - 10 de Março de 2016 às 13:17
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Procon Estadual registrou 2.895 atendimentos em fevereiro deste ano. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.314 registros, enquanto que pela ferramenta de atendimento online – http://www.consumidor.gov.br – foram 581 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi o setor Serviços Essenciais, com 1.262 reclamações. Liderando o setor está a categoria Energia Elétrica, com 679 atendimentos, seguido por Água e Esgoto, que teve 324 registros. A terceira posição ficou com Telefonia Celular, com 180 reclamações.

Em segundo lugar está o setor Assuntos Financeiros com 350 reclamações, registrando 107 procedimentos para a categoria Cartão de Crédito, 78 para Banco comercial e 38 para Financeira.

A área Produtos ocupa o terceiro lugar do ranking, com 338 atendimentos: 75 reclamações para a categoria Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 37 para Internet e 21 para Geladeira e Freezer.

Já o setor Serviços Privados, com 289 registros, está na quarta posição, com 121 procedimentos para a categoria TV por Assinatura, 32 para Escola (ensino fundamental e médio e Superior) e 25 para Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc).

O setor Saúde está em quinto lugar, registrando 33 reclamações. Seguido pelo setor de Habitação com 31 reclamações.

A última posição do ranking é ocupada pela categoria Alimentos, que teve 11 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo e da Assembleia Legislativa.

Atendimento online

Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br o Procon registrou 581 reclamações em Mato Grosso. A área Telecomunicações lidera o ranking com 308 registros; em segundo lugar estão os Serviços Financeiros, com 111 reclamações; e em terceiro Produtos de Telefonia e Informática, com 90 registros. A quarta posição da plataforma é ocupada pela categoria Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos, que recebeu 28 reclamações, seguido de Demais produtos que, com 21 registros, ocupa o quinto lugar.

Na sexta posição está a área Demais Serviços, com doze reclamações; e em sétimo a área Transportes, que teve oito registros. A área Alimentos teve duas reclamações e as áreas Educação e Turismo/viagens registraram uma reclamação cada. Já as áreas Água, energia e gás e Habitação não tiveram reclamações no mês de fevereiro na plataforma http://www.consumidor.gov.br.

Serviço

O Procon-MT é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e atende em sua sede estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Para registro de reclamações, audiências,41 consulta de proce7ssos e protocolo de documentos, o consumidor pode procurar a sede do Procon-MT, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.

No posto no Ganha Tempo, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 07h30 às 12h. No Posto na Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2858/visualizar/