REDE ESTADUAL
Pró-escolas é aprovado por estudantes da rede pública
Presentes no Palácio Paiaguás na tarde desta quinta-feira (30.04) para o lançamento do Pró-Escolas, estudantes da rede estadual aprovaram o programa, que abrange o desenvolvimento de uma série de investimentos e ações nas áreas de estrutura, ensino, inovação, esporte e lazer.
Guilherme Barros de Arruda Porto, 14 anos, um dos futuros alunos da Escola Estadual Governador José Fragelli, que será o primeiro estádio-escola de Mato Grosso, na Arena Pantanal, destacou que uma das metas da iniciativa é tornar as escolas mais atrativas, além do estímulo à prática esportiva.
“Achei a ideia muito boa. Ter a oportunidade de conciliar os estudos com a parte atlética no mesmo espaço, com uma estrutura de primeira, é um privilégio. Não vejo a hora de as aulas terem início”, afirmou.
Natural de Rondonópolis, mas residindo em Cuiabá desde os seis anos de idade, Guilherme é atleta da seleção brasileira de luta olímpica e tricampeão nacional na modalidade até 58 kg. No ano passado, representou o Estado no torneio sul-americano de luta olímpica em Larioja, na Argentina, e faturou o primeiro lugar. Ele irá cursar o 9º ano. As aulas têm início em abril.
Outro futuro aluno da Arena da Educação, o nadador Lucas da Costa, 15 anos, se mostrou empolgado em treinar na piscina que fica no entorno da Arena, uma das melhores em que já nadou. “Sem contar que, além de tudo, vou economizar R$ 300 por mês, pois não precisarei mais pagar academia para me preparar”, contou. Lucas é um dos melhores nadadores do Estado na modalidade peito.
No eixo estrutura, o Pró-Escolas prevê a construção de 35 escolas novas (padrão Seduc), 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (Ciec), 20 quadras de esportes e a reforma de 70 escolas. No total, serão 140 novas obras.
Uma das novas unidades a ser erguida é a Escola Estadual Rafael Rueda, no bairro Pedra 90, que substituirá a atual. Alunos da unidade, como Rafaela de Andrade, 14 anos, do 9º ano, estiveram no Palácio Paiaguás para conhecer a proposta. Rafaela considerou o projeto “muito interessante”, pois “traz uma ideia de escola mais atraente, com uma estrutura bem melhor e que funcione o dia todo”. “Espero que fique pronta o quanto antes”, disse.
A previsão é de que as 140 obras do Pró-Escolas sejam todas entregues até o final de 2018.