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JUSTIÇA
Quarta - 05 de Abril de 2017 às 14:47
Por: Redação TA c/ ALMT

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Foto: Marcos Lopes/ALMT

A partir da segunda quinzena de abril, a população interessada voltará a contar com os serviços de defensoria pública na Assembleia Legislativa (ALMT). O atendimento, que faz parte dos trabalhos da Ouvidoria da Casa, havia sido suspenso no final do ano passado, em razão de fim do contrato, o que já foi solucionado. De acordo com a Ouvidoria da Casa de Leis, o cidadão vai contar com uma equipe formada por um defensor, dois assessores jurídicos cedidos pela Defensoria Pública do Estado e um assessor jurídico da Assembleia Legislativa. “A meta é atender a toda demanda que chegar, sem um número máximo de atendimento”, explicou a técnica legislativa, Jussileide Lessig, assessora do ouvidor da ALMT, Benedito Pinto.

Entre as melhorias ao cidadão, está a aceleração de alguns processos. Quando, por exemplo, o cidadão precisa fazer um registro de nascimento sem ter capacidade de pagar porque é carente, atualmente é preciso se deslocar à ALMT para iniciar o pedido, depois se dirigir até a Defensoria do bairro Morada do Ouro, na capital, fazer a certidão de hipossuficiência (declaração de situação de carência) e então retornar ao Parlamento para finalizar o registro. “A volta da Defensoria aqui vai resolver o problema e atender melhor ao cidadão, prestando um melhor serviço à sociedade que é o nosso objetivo”, garante Lessig.

Procon - A Ouvidoria da ALMT, através dos serviços do Procon, também prepara, para o mês de julho, o III Colóquio de Defesa do Consumidor, com tema ainda a ser definido. “Fizemos o II Colóquio em 2016 com o tema “Educando para o consumo”, que atraiu muitos interessados”, disse Jussileide. O colóquio possibilitou que os presentes tivessem noções de como organizar seu orçamento e realizar um consumo mais consciente. Debateu também as relações de consumo e deu dicas sobre como lidar com as promoções, trocas, e como proceder em caso de descumprimento da legislação, além de marcar o Dia de Defesa do Consumidor na ALMT.

O Procon atende todos os dias, das 7h às 15h, e atualmente recebe cerca de 30 reclamações e sugestões diariamente. Nesses atendimentos, o campeão de reclamações é a empresa concessionária de energia elétrica no estado, seguida pelas empresas de telefonia. Já a Ouvidoria, que recebe sugestões e reclamações dirigidas exclusivamente à Assembleia Legislativa, não recebeu nenhuma demanda nos últimos dois meses. As manifestações à Ouvidoria podem ser pelo site www.al.mt.gov.br, no link Ouvidoria, por meio de formulário ou presencial.

Serviços - A Ouvidoria da ALMT conta com três frentes de atendimento ao cidadão: Procon, Defensoria Pública e Espaço Cidadania. Neste último, foram registrados 999 atendimentos no mês de março. A principal procura é pela emissão da nova carteira de identificação (RG) já em sistema digital. Estão sendo feitas entre 90 e 120 carteiras diariamente e, devido à demanda, o prazo para a retirada do documento varia entre 30 e 45 dias.





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