Vice governador participa de evento agropecuário em Mirassol DOeste
Mais de mil pessoas entre empresários, agricultores e estudantes do assunto estiveram presentes no evento em que Fávaro afirmou o compromisso do Governo, que está desenvolvendo ações pontuais que despertam o grande potencial adormecido da região sudoeste.
“Já temos rodovias sendo recuperadas, o Porto de Santo Antônio das Lendas de Cáceres está tendo sua concessão renovada, em breve retomaremos o canal fluvial, que é uma grande oportunidade para Mato Grosso e para o Brasil”, explica.
Reconhecendo a importância de indústrias, como a automobilística, ele enfatiza que a vocação de Mato Grosso é produzir alimentos. “Por isso essa região vai ser sim um grande polo de desenvolvimento de agricultura e pecuária, e gerar emprego e renda na cidade, além de fomentar o comércio. Isso é não deixar nenhum mato-grossense para trás”.
Fávaro lembrou que um importante marco alcançado foi o lançamento do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), na última quarta-feira (02.03). Ele citou que o preço médio pago atualmente pela carne do Estado é 4.200 dólares por tonelada, sendo que a carne americana consegue alcançar 6.200 dólares, e isso deve ser revertido com as ações do Governo.
O proprietário da fazenda Urutau, José Francisco Eusébio, conta que sua propriedade está de porteiras abertas para toda atividade de capacitação. Estão previstos para este ano na fazenda 12 cursos gratuitos, que serão oferecidos em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Na ocasião Eusébio destacou os benefícios de quem pretende investir na agricultura, citando como exemplo os excelentes resultados obtidos nos testes em sua propriedade. “Somos privilegiados com uma terra muito fértil, com 30% a mais de produtividade do que outras regiões”, esclarece.
Conforme o produtor, a iniciativa de fazer os testes na fazenda foi do prefeito de Mirassol DOeste, Eliast Leal. Para o chefe do executivo municipal, todos ali presentes tem muito para agradecer à pecuária, que sustenta hoje a economia local, mas que é viável diversificar a produção com agricultura.
O prefeito aproveitou a ocasião para anunciar a proposta de um distrito industrial, um espaço que, segundo ele, servirá para que qualquer empresário que planeje se instalar em Mirassol DOeste encontre viabilidade.
Estiveram presentes também o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura; o deputado federal Ezequiel Fonseca; o presidente da Empaer, Layr Mota; a prefeita de Lambari DOeste e presidente do Consórcio Regional, Maria Manea; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Guaresqui, além de prefeitos de toda a região.