Ações de Cidadania levam famílias para a Caravana A Setas realizou 4.328 atendimentos de cidadania durante a sexta edição da Caravana da Transformação
Crianças animadas com livros nas mãos e cabelos recentemente cortados marcaram a sexta edição da Caravana da Transformação em Porto Alegre do Norte. Durante os Dias D da Caravana (28 e 29 de abril), 2.704 pessoas aproveitaram os serviços gratuitos de cidadania, coordenados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas), no Complexo Esportivo Gezil Araújo. A Setas-MT realizou 4.328 atendimentos de cidadania.
Os irmãos Ítalo, 12, Evelin, 9, e Enzo, 2 anos, formaram o grupo de crianças que aproveitaram tudo que foi disponibilizado para esse público durante esses dois dias, no Vale do Araguaia. “Eu adorei. É a minha primeira vez em um evento grande assim”, contou Ítalo, ostentando o novo corte de cabelo com um desenho inspirado em cantores que viu na televisão.
Os pequenos estão entre os 1.838 atendimentos de estética feitos pela Escola Galvan de Cabeleireiros em parceria com a Setas. Os três irmãos foram à Caravana da Transformação acompanhados da mãe, Daiany Farias Gomes, para emitir fotos 3x4 e fazer a 1ª Via da carteira de identidade (RG).
No local, além da possibilidade de mudar o visual, eles foram atraídos pela Biblioteca Itinerante com doação de livros, oficinas pedagógicas com pintura, desenhos e contação de histórias da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o espaço recreativo da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). O caçula Enzo, inclusive, mostrava insistentemente a todos a pintura na face em alusão ao dia do índio e os livros sobre a cultura mato-grossense que irmãos ganharam.
Até quem tinha pouco tempo aproveitou os serviços. Como Isabela dos Santos, de 7 anos, que foi com o avô ao espaço de cidadania. Os dois moram na Colônia Goiazinho, 35 quilômetros distante de Porto Alegre do Norte. Raimundo Leão dos Santos, de 67 anos, é lavrador e operou os dois olhos na Caravana. Durante as idas ao local, aproveitou outras ações oferecidas de graça.
No sábado (29.04), Raimundo passeou com a pequena enquanto aguardavam uma carona de volta pra casa. “O meu filho está trabalhando, mas como vinha aqui, trouxe a Isabela junto para ela ter a oportunidade de ver o que eu vi, conhecer o evento”, contou o avô.
No passeio, os dois aproveitaram para fazer as fotos 3 x 4. Raimundo solicitou a Carteira de Idoso e as primeiras vias do RG e CPF da neta, tudo sem custo.