Comissão da Câmara aprova texto principal da reforma da Previdência Placar foi de 23 a 14; relator tentou fazer mudanças na última hora, mas recuou
Deputados aprovaram nesta quarta-feira, 3, por 23 votos a 14, o texto principal da reforma da Previdência na comissão especial que analisa o tema na Câmara. A sessão foi marcada por discussões tensas entre parlamentares e houve, inclusive, um protesto de agentes penitenciários do lado de fora do prédio em que os deputados estavam reunidos. Agora, resta votar os destaques ao texto, que podem modificar a proposta.
O parecer do relator, o deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) sofreu mudanças de última hora. Ainda no início dos trabalhos, Oliveira Maia indicou uma alteração na proposta para suavizar as regras para a aposentadoria de agentes penitenciários. No entanto, a mudança desagradou o Planalto e, mediante a pressão e a um pedido feito pelo próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o relator desistiu de incluir a flexibilização em seu parecer.
Por conta dessa tentativa de mudança, houve atraso na retomada dos trabalhos durante a tarde. A votação do texto-base só pode ser concluída porque houve a suspensão da ordem do dia, em que seriam apreciados os destaques ao projeto dr recuperação fiscal dos Estados e municípios em calamidade, votação que se arrasta há meses na Câmara.