Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 04 de Março de 2016 às 13:53
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande ainda terão eleições  híbridas este ano. Ou seja, nas duas maiores cidades de Mato Grosso os eleitores poderão votar tanto pelo sistema de biometria das urnas (onde se utiliza a impressão digital para identificação), quanto pelo método convencional que vem sendo utilizado.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (2) pela desembargadora Maria Helena Póvoas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ela destaca, porém, que nas eleições de 2018, quando se elegerá o novo governador, senadores, deputados federais e estaduais, o voto biométrico será uma exigência e quem ainda não tiver efetuado a mudança não poderá votar e ainda corre o risco de pagar multa.

“A mudança vinha sendo feita de forma gradual, com horários previamente agendados para evitar que o eleitor ficasse em fila, tivesse melhor comodidade, porém, esta etapa foi fechada e vai passar a ser obrigatória nas próximas eleições”, explica Maria Helena.

Mais segurança

A identificação biométrica, segundo a presidente do TRE, vai garantir maior segurança ao processo eleitoral, uma vez que não será possível falsificar a impressão digital de uma pessoa, que é única nesse universo de bilhões.

“É a garantia de lisura do processo eleitoral brasileiro, um dos mais modernos e mais confiáveis do mundo. Vale lembrar que entre os dias 08 e 10 de março, mais uma vez, a Justiça Eleitoral vai dar oportunidade para que técnicos de informática de todo o país tentem violar o sistema de segurança da Justiça Eleitoral”, finaliza.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/2980/visualizar/