Simininas conhecem dupla Nico e Lau e aprendem sobre cultura cuiabana
As meninas atendidas pelo programa Siminina nos bairros Bela Vista e Jardim Vitória, em Cuiabá, tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (03). Elas caíram na gargalhada e aprenderam um pouco da história dos artistas cuiabanos durante a visita da dupla de humoristas Nico e Lau. A ação faz parte do projeto Cultura Cuiabana, promovido pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes.
O projeto consiste na formação cultural das crianças e adolescentes. Cada uma das 17 unidades do programa está trabalhando com uma temática regional, como comidas típicas, os artistas, pintores, música, linguajar, entre outros. A intenção é que as próprias meninas sejam autoras de trabalhos sobre os diversos temas.
Nas referidas unidades, o tema trabalhado é sobre os artistas cuiabanos e nada melhor que os humoristas Lioniê Vitório e J. Astrevo, mais conhecidos como Nico e Lau, para auxiliar as simininas na construção do projeto, disse a coordenadora do programa Siminina, Rosamaria Carvalho.
“Nós trabalhamos para que possamos, através dessas crianças, levar adiante a cultura cuiabana - para que ela não morra com os avós e pais dessas meninas. E sabemos que Nico e Lau são ícones e referência dos artistas cuiabanos - e por esse motivo eles vieram aqui hoje. Queremos que elas aprendam brincando”, afirmou Rosamaria.
A visita foi a maior diversão. Logo na chegada dos humoristas, as simininas não conseguiam esconder a animação. Uma apresentação realizada por elas recepcionou os artistas que, em seguida, começaram um bate papo, esclarecendo todas as dúvidas das garotas.
Elas não perderam tempo. Perguntaram sobre a origem dos artistas, o início da carreira, a escolha do figurino e a importância da capital na construção da dupla Nico e Lau. Até arriscaram a cantar e a dançar o rasqueado.
Lau, que é nascido em Cuiabá, explicou que a cultura da capital é fundamental para a existência da dupla, porque é por meio dela que os humoristas existem há 20 anos. Além disso, avaliou como exitoso este projeto do Siminina, que busca recuperar a cultura que, muitas vezes, é renegada pelos próprios cuiabanos.
“O Siminina é um projeto que acompanho faz tempo e esse projeto que vocês estão fazendo é o que buscamos com a dupla Nico e Lau, que é preservar e divulgar a cultura cuiabana. Desde que criamos o Nico e Lau, tentamos fazer isso através dos shows. Esperamos que a nossa visita seja um incentivo para que essas meninas passem a buscar mais essa cultura. Esperamos poder ser as pontes”, disse J. Astrevo.
Para Nico, é importante trabalhar a cultura cuiabana de modo a resgatá-la, porque tem sido mais fácil absorver a cultura das grandes massas, que estão com mais frequência na mídia, do que a cultura regional. E, como consequência, tem se perdido muito da história da cidade.
O projeto Siminina é fundamental para a Baixada Cuiabana - e essa base que elas aprendem aqui é muito importante para que se possam discutir e criar cidadãs mais conscientes de que nossa cultura faz parte de nós. Precisamos conhecer e valorizar nossa cultura, porque é respeitando o nosso passado que construiremos o nosso futuro, assegurou Lioniê Vitório.
Carlinda Martins, 10 anos, garantiu que já está mais consciente sobre a importância de se valorizar o que é regional, e que as respostas dadas pelos humoristas vão servir de incentivo para que ela cresça valorizando as suas origens.
“Nós nunca tínhamos visto eles. Só pela televisão. E eles terem vindo aqui foi um incentivo, porque eles são cuiabanos como nós e são pessoas que venceram na vida valorizando tudo aquilo que todo mundo quer disfarçar, que é o jeito de falar ou as roupas que os cuiabanos, daqueles bem antigos, usam. Fiquei muito feliz com a visita”, afirmou.
A visita dos humoristas foi encerrada com um lanche tradicionalmente cuiabano e muitas fotos. Ao final do projeto Cultura Cuiabana, todas as 950 meninas integrantes do Siminina vão realizar uma apresentação cultural com todo o material produzido. A previsão é de que a apresentação ocorra no próximo mês, em comemoração ao aniversário de Cuiabá.