Escola de Poconé adota o cinema como metodologia de ensino
Com o objetivo de oportunizar aos estudantes e à comunidade escolar o acesso à linguagem audiovisual, a Escola Estadual Professora Maria Helena de Araújo Bastos, localizada no município de Poconé (102 km ao Centro-Sul de Cuiabá), realizou, no começo do mês, a primeira sessão de cinema na escola. A sessão foi aberta a toda a comunidade.
A iniciativa foi do diretor da unidade, o professor Douglas Vinícius de Paula Arruda, em parceria com a Polícia Militar (PM-MT). A intenção do projeto Cinema na Escola é mostrar como os filmes podem ser uma fonte de cultura e o cinema um agente transmissor de conhecimentos.
“Com o projeto, temos a intenção de desenvolver o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e do mundo em geral, além de oportunizar momentos de lazer entre os alunos e os moradores do bairro em que a escola está instalada”, lembrou a professora Susan Meire de Moura Leite, que atua como coordenadora pedagógica no local.
Ela contou ainda que a escola vai inserir o cinema no processo de aprendizagem, por meio de uma visão multidisciplinar, como forma de aproximar os estudantes da narrativa audiovisual.
“Temos como objetivo usar o cinema como instrumento de debate e reflexão, interligando as informações aos conteúdos curriculares”, afirmou.
Durante a primeira sessão do projeto, a PM ainda realizou uma palestra sobre os problemas ocasionados pelo uso de drogas. “Foi um trabalho em equipe e o resultado superou nossas expectativas”, finalizou a coordenadora.