Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 26 de Maio de 2017 às 17:50
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: Secom-VG

Representantes das escolas da rede pública municipal participaram da Conferência Municipal de Educação, realizada nos dias 24 e 25 de maio, que discutiram as Minutas de Normativas que regulamentarão a oferta da Educação Básica em instituições públicas, privadas e filantrópicas para a Educação Infantil de Várzea Grande.

A conferência promovida pelo Conselho Municipal de Educação, realizada no Anexo I da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer teve o objetivo específico de debater, divulgar, socializar, esclarecer e receber contribuições para a elaboração do documento que visa democratizar, dar transparência e assegurar a participação efetiva dos profissionais da Educação Básica do município e socializar os projetos que estão em andamento na Rede Educacional como a exemplo do Escola em Tempo Ampliado-ETA, entre tantos outros que são desenvolvidos em cada unidade escolar na melhoria do aprendizado.

Com o tema: “A Escola em nossas mãos: Aprendizagem em Rede” os trabalhos da Conferência foram organizados pela comissão composta por conselheiros e membros da Coordenadoria Executiva do Conselho Municipal de Educação – CME e profissionais da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer - SMECEL. Durante os dois dias os participantes debateram sobre as demandas nas várias etapas e modalidades da educação como Educação Infantil, de Ensino Fundamental, Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã(Cbac), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo e outros temas como Regimento Escolar, Roteiro de elaboração de Projeto Político Pedagógico, Educação Especial, entre outros.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria José Pereira de Oliveira, a realização da conferência é o momento da abertura de um espaço democrático, articulado com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para que os profissionais pudessem participar, discutir, debater e contribuir para a construção das normativas que irão nortear o Sistema Municipal de Ensino de Várzea Grande. “A conferência permitiu uma profunda reflexão sobre o papel dos órgãos de educação e de renovarmos o compromisso comum em assegurar e garantir o direito ao aprendizado de todas as crianças de nosso município”, pontuou.

O secretário Silvio Fidelis ressaltou que a Prefeitura não mede esforços para fortalecer os conselhos municipais, citando que além do Conselho Municipal de Educação, a Secretaria conta com os conselhos de Cultura, de Alimentação Escolar, Conselho da Igualdade Racial e a criação do Conselho do Esporte e as Comissões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de Transportes. “Estamos em um processo de construção de uma Educação para atender mais e melhor o nossos mais de 25 mil alunos. Se este ano tivemos um acréscimo de 1.500 alunos, no próximo ano teremos de 3 a 5 mil novos alunos se todas as novas 16 unidades estivem prontas”, concluiu.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/30387/visualizar/