Seduc e CAEd realizam formação de assessores pedagógicos
A Secretaria de Estado, Esporte e Lazer (Seduc) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam nesta quarta-feira (02.03) no Hotel Deville, em Cuiabá, formação com todos os assessores pedagógicos da rede. O objetivo é alinhar os procedimentos, padronizar os conhecimentos teóricos e práticos para que a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público de Mato Grosso (Adepe-MT), pela qual passarão mais de 160 mil estudantes, aconteça com sucesso.
Ao todo, 122 assessores pedagógicos participam do evento, que terá como formadores especialistas dos CAEd, que contarão com a mediação da equipe do Núcleo de Avaliação, Informação e Análise de Dados Educacionais (Naiade) da Seduc.
De acordo com o coordenador do Núcleo e assessor de Política de Pós-Graduação e Pesquisa Educacional, prof. dr. Kilwangy kya Kapitango-a-Samba, a programação gira em torno da compreensão e preparação do ambiente de aprendizagem para a aplicação da avaliação.
“Passaremos as instruções que são inerentes ao processo nos municípios sob a jurisdição de cada assessor, com isso, eles compreenderão o passo a passo da formação que deverão realizar em seus municípios com os coordenadores pedagógicos e profissionais de apoio”, informa, Kapitango-a-Samba, destacando que esta formação ocorre entre 14 e 18 de março.
Além disso, os profissionais receberão documentos que orientam sobre os procedimentos.
A avaliação
A avaliação - que ocorre nos dias 29 e 30 de março, com 163.214 mil alunos da rede estadual - é um instrumento que permitirá ao Estado diagnosticar as necessidades de aprendizagens dos estudantes para planejar, executar e orientar ações e políticas públicas focadas na melhoria da educação, como garantia do direito de todo cidadão a aprender com qualidade; bem como fomentar ações de formação e desenvolvimento profissional dos profissionais da Educação Básica.
Os alunos farão prova nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A prova será objetiva e verificará a aprendizagem dos alunos sobre as capacidades de leitura, escrita, interpretação, análise e resolução de problemas matemáticos.
Participam alunos do 2º, 4º; 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio de 469 escolas estaduais urbanas, 12 de educação do campo e duas unidades quilombolas.
A avaliação permitirá que o Estado de Mato Grosso tenha um índice próprio de desenvolvimento do ensino médio.