SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Seduc realiza minicurso sobre projetos ambientais escolares comunitários Podem participar professores, estudantes de ensino médio e de graduação
Estão abertas as inscrições para o minicurso Projetos Ambientais Escolares Comunitários – PAEC: Cultura, Identidade e Currículo, que será realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), por meio do Núcleo de Educação Ambiental. O evento será nos próximos dias 06 e 07, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Cuiabá, no período de 8h às 11h30.
Podem participar professores, estudantes de ensino médio e de graduação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas apenas pela internet (clique aqui).
A programação faz parte da XIII Semana Estadual de Meio Ambiente, realizada como uma agenda integrada das secretarias do Governo do Estado, em parceria com IFMT, cujo tema desta edição é Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso, em consonância com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento declarado pela ONU/2017.
As palestrantes Marlene Almeida Pereira e Andreia Francheschetto abordarão aspectos importantes da Educação Ambiental na prática de projetos escolares e suas principais características. Além disso, os participantes farão uma análise de projetos e sua consonância com o PAEC.
“O objetivo é fortalecer a proposta de elaboração de PAEC, reconhecendo a sua importância no planejamento de atividades, ações e eventos que compartilhem saberes e práticas que mobilizem a escola em parceria com a comunidade local, por meio de uma educação ambiental crítica”, explica Andreia.
De acordo com ela, dada a limitação da abrangência do evento, as unidades escolares da rede estadual de educação foram incentivadas a criar a sua própria programação, apreciando as sugestões enviadas no subsídio orientador. “Sugerimos que as escolas enfatizem a temática e inserir as ações que melhor se encaixassem na rotina escolar, como forma de que as reflexões iniciadas possam se estender ao currículo”, destaca a professora.