Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 06 de Julho de 2017 às 11:10
Por: D G1

    Imprimir


Foto: Alan Santos/PR
O presidente Michel Temer
O presidente Michel Temer

O presidente Michel Temer viajará nesta quinta-feira (6) para Hamburgo (Alemanha) onde participará nestas sexta (7) e sábado (8) da Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo.

Com a viagem de Temer para a Europa, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), assumirá a Presidência da República, isso porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), primeiro na linha sucessória, viajará para a Argentina.

Pela previsão, Temer chegará no início da manhã de sexta em Hamburgo e participará, primeiro, da reunião de líderes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em seguida, o presidente participará de uma reunião já do G20, sobre luta contra o terrorismo.

Ainda pela agenda prevista para sexta, no início da tarde, Temer posará para a foto oficial do G20, almoçará com os demais líderes do grupo e, em seguida, participará do primeiro debate oficial, com o tema crescimento global e comércio.

Durante o dia, o presidente terá uma série de compromissos e, à noite, irá à Orquestra Filarmônica de Hamburgo e participará de um jantar oferecido pela chanceler alemã, Angela Merkel. Temer deve voltar ao Brasil no sábado.

Crise política

A viagem de Temer à Alemanha, que chegou a ser cancelada, mas, depois, confirmada, ocorre em meio à maior crise política vivida pelo presidente desde que ele assumiu o Palácio do Planalto, em maio do ano passado.

ESPECIAL G1: TEMER NA MIRA DA JUSTIÇA

Citado nas delações de executivos da JBS, Temer foi denunciado pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de corrupção passiva. A denúncia foi enviada à Câmara, a quem cabe autorizar o STF a analisar a peça do Ministério Público.

A denúncia está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e, em seguida, será votada pelo plenário da Câmara. Para seguir ao Supremo, a denúncia precisa do apoio mínimo de 342 parlamentares.

Entenda: a tramitação da denúncia

Nesta quarta, o advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, entregou a defesa do presidente à CCJ da Câmara. Segundo Mariz, Temer não cometeu crime e a denúncia do Ministério Público é baseada em suposições.

Após Mariz entregar a defesa à Câmara, o presidente convocou uma reunião ministerial para, segundo a assessoria, discutir "questões de governo" em razão da viagem para a Europa. Durante toda esta quarta, Temer recebeu no Palácio do Planalto diversos deputados, entre os quais oito integrantes da CCJ.

O PT quer que a PGR apure se há uma tentativa do presidente de comprar o apoio de deputados para que eles votem contra a denúncia.

Maia na Argentina

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também viajará nesta quinta, para Buenos Aires, onde se reunirá com o presidente da Câmara dos Deputados da Argentina, Emilio Monzó.

Na sexta, Maia se encontrará com a presidente em exercício do país, Gabriela Michetti, e visitará o Congresso da Nação Argentina. À tarde, o presidente da Câmara participará da cerimônia de encerramento do Fórum de Relações Internacionais e Diplomacia Parlamentar.

Ainda na sexta, Maia almoçará com os presidentes da Câmara da Argentina e do Uruguai e embaixadores dos três países. À noite, o deputado participará de um jantar na Embaixada do Brasil na Argentina, um dos pontos turísticos de Buenos Aires. A expectativa é que Maia retorne ao Brasil no sábado.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/31428/visualizar/