Várzea Grande registra redução de 62% nos casos de homicídio no semestre A queda é em relação ao mesmo período do ano passado; Cuiabá também reduziu em 35% o crime
O município de Várzea Grande reduziu em 62% o número de homicídios nos seis primeiros meses de 2017. Ao todo, foram registrados 30 casos. Enquanto que em 2016, no mesmo período, foram 79 homicídios.
A capital de Mato Grosso também registrou queda de 35% neste tipo de crime. De janeiro a junho deste ano foram 72 homicídios. Já em 2016 foram 111 ocorrências.
Os dados são da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceac), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, destacou que as ações preventivas e repressivas das forças policiais, junto ao investimento do governo do Estado, tem trazido bons resultados e proporcionado sensação de segurança para a população.
“O sistema de segurança pública de Mato Grosso hoje experimenta os reflexos dos investimentos realizados ao longo de 2015, 2016 e 2017 pelo Governo do Estado. Com eles foi possível redirecionar a forma de agir das forças de segurança, trazendo a rotina operacional mais conhecimento, técnica e organização, que aliado à motivação dos profissionais, tem tornado Mato Grosso um estado mais seguro e melhor para se viver”, destacou.
Ainda segundo dados da Coordenadoria de Estatísticas, em Várzea Grande, 70% dos homicídios do semestre foram efetuados por armas de fogo, seguido por arma cortante ou perfurante e objeto contundente.
Já em Cuiabá, a arma de fogo foi responsável por 85% dos homicídios, de janeiro a junho de 2017, seguido arma cortante ou perfurante e objeto contundente.